Banca de DEFESA: JOÃO PEDRO DO ROSÁRIO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO PEDRO DO ROSÁRIO ALVES
DATA : 20/05/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS SOBRE DETERMINISMO GENÉTICO EM CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE BIOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Abordagens pedagógicas; práticas de ensino; influência genética; biologia e determinismo; interações gene-ambiente.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Esta dissertação resulta de uma investigação de como visões deterministas genéticas influenciam abordagens pedagógicas no ensino de Genética no ensino médio. O determinismo genético pode ser entendido como a crença de que as características de um indivíduo são predominantemente ou exclusivamente influenciadas pelos genes, pressupondo que as variações genéticas são os principais fatores determinantes da saúde, da doença e da diversidade de características humanas. O objetivo do estudo é compreender se e como visões deterministas genéticas se refletem nos discursos dos professores de Biologia e nas práticas pedagógicas em sala de aula. Para alcançar esse objetivo, foi conduzido um estudo qualitativo com um desenho de casos múltiplos, envolvendo cinco professores de Biologia, utilizando entrevistas semiestruturadas e observações de aulas para investigar as práticas pedagógicas e as percepções dos docentes sobre o determinismo genético. A análise dos dados revelou uma forte presença da Genética mendeliana no currículo, mas com variações significativas nas abordagens pedagógicas. Dois professores apresentaram uma visão claramente determinista, enquanto três, embora reconheçam a influência ambiental em alguns momentos, ainda sustentam concepções que reforçam o determinismo genético. No entanto, práticas que contextualizam a Genética com temas de saúde pública e questões sociais indicam uma tentativa de superar a visão determinista, promovendo uma compreensão mais dinâmica e abrangente dos conceitos genéticos. Os resultados indicam a necessidade de revisar as práticas pedagógicas e fortalecer a formação docente, tanto inicial quanto continuada, para integrar avanços recentes da Genética e ampliar a compreensão dos alunos sobre sua complexidade e implicações científicas e éticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Interna - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - DIOGO MEYER - USP
Externa à Instituição - VANESSA PERPETUA GARCIA SANTANA REIS
Notícia cadastrada em: 06/05/2025 07:02
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