Banca de DEFESA: JAILSON NAEL DE JESUS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAILSON NAEL DE JESUS SANTOS
DATA : 09/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: conferência remota
TÍTULO:

RAÇA, SAÚDE E EPIGENÉTICA: PRINCÍPIOS DE DESIGN PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE GENÉTICA


PALAVRAS-CHAVES:

educação antirracista; ensino do conceito de herança biológica; questão sociocientífica; sequência didática; pesquisa de Design Educacional  


PÁGINAS: 212
RESUMO:

Na história recente é possível encontrar disputas referentes às causas das iniquidades raciais na saúde na ciência e na sociedade, em que, de um lado, se tem a influência exercida pela genética do século XX em modelos de saúde unicausais e de viés determinista e, do outro, as denúncias de ativismos sociais, que apoiadas em abordagens de saúde mais amplas, defendem que a origem das disparidades raciais em saúde se deve aos efeitos socioambientais do racismo. A partir da era pós-genômica, modelos epidemiológicos alternativos têm sido propostos, os quais pretendem superar a dicotomia entre natureza e cultura ao considerarem que o fenômeno social da raça pode se corporificar e comprometer a manutenção do bem-estar biológico de pessoas racializadas. Essas modelagens teóricas são interdisciplinares e envolvem explicações como as da epigenética, um campo emergente da biologia que desafia o paradigma da herança biológica restrita aos genes. Os modelos científicos que articulam raça, saúde e herança possuem um caráter ambivalente, pois, ao mesmo tempo que podem contribuir com as políticas públicas de saúde, podem permitir que haja regressão a novas formas de estigmatização e eugenia. Devido a essas controvérsias envolvidas e à necessidade da mobilização de conhecimentos científicos para a reflexão de um problema social, esse tema pode ser considerado uma questão sociocientífica (QSC) que pode ser utilizada como estratégia didática na educação científica. Considerando as demandas, para o Ensino de Biologia, de orientações e materiais pedagógicos que viabilizem a implementação de ações educativas antirracistas e de estratégias para superação do discurso determinista genético presente nos currículos, esta dissertação objetiva, por meio da modalidade de pesquisa em Design Educacional, com base na abordagem de QSC no contexto da educação CTSA, nas diretrizes da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e na Educação em Saúde, investigar princípios de design de uma sequência didática baseada em uma QSC envolvendo raça, saúde e epigenética, com o propósito de se promover uma educação antirracista e a compreensão do conceito de herança biológica a partir de uma perspectiva pluralista no ensino médio de biologia. Este trabalho engloba a fase de pesquisa preliminar da Design Educacional, que consiste em uma investigação teórica de forma articulada ao diálogo com os saberes experienciais da prática docente para a construção do arcabouço conceitual que orienta o estudo e que fundamenta a sistematização de quatro princípios de design. Também inclui um ciclo de investigação da fase de prototipagem, o qual compreende a validação dos princípios de design e da sequência didática desenhada a partir deles por professores e pesquisadores do Ensino de Ciências. A partir da análise dos resultados do processo de validação, se verificou a consistência e coerência entre os referidos produtos da pesquisa e se concluiu que estes apresentam potencial em atender as expectativas educacionais estabelecidas. Além de que, com base na análise das sugestões das pessoas avaliadoras, foram estabelecidos critérios para retirar, inserir ou aperfeiçoar elementos da sequência didática, a fim de que ela fosse refinada para sua implementação no contexto real de sala de aula. Se espera que este estudo contribua para o Ensino de Biologia com fundamentos, diretrizes e estratégias que possibilitem articular conteúdos relacionados à herança biológica com os propósitos de uma educação antirracista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.815.045-** - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS
Externa à Instituição - EVANILDA SOUZA DE SANTANA CARVALHO - UEFS
Interna - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 02/04/2025 11:06
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