REFORMAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EM FOCO A LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFBA
Formação de Professores; Reformas Educacionais; Recuo da Teoria
A formação de professores de Química no Brasil foi historicamente marcada pelo modelo 3+1, que não proporcionou uma vivência sólida das discussões teóricas da Educação. Atualmente, as reformas educacionais, como a Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a BNC-Formação reforçam uma formação pautada em competências, na meritocracia e no empreendedorismo, alinhada às demandas capitalistas. Essa abordagem busca formar sujeitos adaptáveis às necessidades do mercado. Em 2007, o curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) reestruturou seu currículo, a nova proposta destacou a Dimensão Prática do currículo, articulando história e filosofia do ser social, Educação e Ciência, para enfrentar o esvaziamento teórico da formação docente. No entanto, o curso se vê ameaçado com as atuais reformas da Educação, que tendem, mais uma vez, a rebaixar a formação teórica de professores e, consequentemente, o currículo da Educação Básica. À vista do exposto, buscamos desvelar a problemática: Como tem se efetivado na Dimensão Prática do currículo, nos componentes de Práxis Pedagógica de Química e no Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química da UFBA, as atuais reformas do Ensino Médio e sua vinculação com a BNCC e a BNC-Formação? Desta forma, o objetivo principal da tese é compreender se e como a BNCC e a BNC-Formação têm impactado os componentes curriculares na formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFBA. A pesquisa se desenvolveu com base no Materialismo Histórico-Dialético, sendo o lócus da pesquisa a UFBA, especificamente os cursos diurno e noturno de Licenciatura em Química. Foram instrumentos de coleta de dados a observação das aulas dos cursos, a aplicação de questionários e entrevista com os licenciandos. A pesquisa evidenciou que a BNCC tem sido discutida em componentes curriculares do curso de Licenciatura em Química da UFBA de forma crítica e com resistência. Essa resistência tem permitido aos licenciandos na fase final do curso desenvolverem uma análise crítica do documento, identificando seu alinhamento às tendências neoliberais e suas limitações para a promoção de práticas educativas transformadoras, com perspectiva ominilateral. Por outro lado, os licenciandos no início do curso tendem a compreender a BNCC de forma mais superficial, influenciados por discursos oficiais que destacam uma suposta melhoria da qualidade educacional; contudo, essa compreensão vai sendo modificada durante o curso. O curso de Licenciatura em Química da UFBA, por meio principalmente da Dimensão Prática do currículo e dos componentes de Didática e Práxis Pedagógica de Química e Estágio, continua mantendo uma perspectiva de formação de professores que rompe com o modelo 3+1, sendo um exemplo de resistência frente ao rebaixamento teórico na formação de professores e na Educação Básica e sustentando um currículo com predomínio de uma concepção de mundo, ser humano, Ciência e Educação de base materialista e histórica, enfrentando o recuo teórico na formação de professores, firmando o compromisso com uma formação na perspectiva omnilateral.