Banca de DEFESA: MÁRIO CEZAR AMORIM DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRIO CEZAR AMORIM DE OLIVEIRA
DATA : 17/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Rumo a uma Natureza da Biologia: Estado da questão na pesquisa brasileira sobre aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e sua abordagem no Ensino de Biologia.


PALAVRAS-CHAVES:

Didática das Ciências; Análise Documental; Educação em Ciências; Epistemologia da Biologia; História, Filosofia e Sociologia da Ciência.


PÁGINAS: 240
RESUMO:

Em nossa tese de doutoramento objetivamos compreender o estado da questão (EQ) da produção acadêmica brasileira sobre a Natureza da Ciência (NdC) no Ensino de Biologia, analisando 103 documentos (45 dissertações, 15 teses e 43 artigos) publicados entre 1982 e 2021, com distribuição irregular ao longo desse período, o que possibilitou a identificação de três períodos históricos: (1) Iniciação/Exploração (décadas de 1980-1990), marcado por estudos pioneiros como o de Fracalanza (1982); (2) Expansão (década de 2000), influenciado pela Visão Consensual (VC) de autores como Lederman (1992), com foco em diagnósticos de concepções ingênuas de estudantes e professores; e (3) Consolidação (pós-2011), caracterizado pelo crescimento quantitativo (61,7% das dissertações/teses e 81,4% dos artigos) e qualitativo, com 83,7% dos artigos publicados em periódicos de alto impacto (Qualis A1-A4) da produção. Os resultados evidenciaram que 37,8% dos estudos concentraram-se em Currículos e Recursos Materiais (CRM), denunciando representações simplistas da ciência em materiais didáticos, mas sem avançar para propostas que integrem aspectos específicos da Biologia. 25,2% focaram em Ideias de Estudantes (IdE), revelando concepções como neutralidade e linearidade do conhecimento, com boas intervenções pedagógicas em turmas do Ensino Superior e Médio, mas negligenciando os anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, 91,3% dos trabalhos foram empíricos, com predomínio de análises descritivas (53,4%), enquanto ensaios teóricos (5,8%) e relatos de experiência (2,9%) foram escassos, apontando para uma carência de reflexões acerca da singularidade da Biologia. A análise identificou a hegemonia da Visão Consensual (VC) (75,2%) que, embora útil para diagnósticos, mostrou-se limitada para explorar as especificidades da Biologia, como pluralidade metodológica ou contextualização histórica. Modelos curriculares como a de Semelhança de Família (FRA/RFN) (2,9%) e Visão Integral (8,6%) estão sub-representados em nosso corpus de análise. Desse modo, consideramos que, embora a pesquisa brasileira tenha avançado em diagnósticos críticos, carece de propostas que articulem a NdC às especificidades epistemológicas da Biologia. Para superar tais lacunas, apontamos para a necessidade de 1. integrar debates filosóficos da Biologia aos aspectos da NdC em busca da constituição de uma Natureza da Biologia; 2. investir em modelos curriculares que contemplem não apenas aspectos consensuais da NdC, mas também as que indicam as singularidades das ciências; e 3. ampliar a atenção da comunidade de pesquisa em ensino de Biologia para níveis e modalidades de ensino ainda negligenciadas, garantindo que a educação científica dialogue com os desafios de um mundo em crise socioambiental no contexto de distintas realidades educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Interna - 3141031 - VIVIANE FLORENTINO DE MELO
Externo à Instituição - ANTÔNIO FERNANDES NASCIMENTO JÚNIOR - UFLA
Externo à Instituição - FRANCISCO MIRTIEL FRANKSON MOURA CASTRO
Externo à Instituição - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 17/03/2025 07:54
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