Banca de DEFESA: UEVERTON FREIRE DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : UEVERTON FREIRE DO NASCIMENTO
DATA : 31/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: sala de Conferencias RNP do PPGEFHC
TÍTULO:

LIMITES E POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DO CLIMA ESPACIAL NA LICENCIATURA EM FÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores; ensino de física; clima espacial


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Pensar no sistema educacional brasileiro reflete sobre uma série de indagações, especificamente quando nos referimos à formação de professores. O olhar para essas indagações se faz pertinente, uma vez que a formação de professores - no nosso caso de física - tem passado por diversas transformações nas últimas décadas. Mas, colocamos o foco da pesquisa na análise da inserção dos conhecimentos temáticos - o Clima Espacial - na formação inicial e continuada de professores de física, visando compreender como esse tema está distribuído em currículos e quais são os limites e possibilidades dessa integração. O Clima Espacial é entendido como todas as condições e processos que ocorrem no espaço e têm potencial de afetar ambientes próximos a Terra, o que favorece a discussão referente aos conceitos físicos. Nesse sentido, utilizamos nos nossos referencias teóricos elementos da formação inicial e continuada de professores, do currículo e do conceito de clima espacial no ensino a fim de responder a seguinte pergunta: Quais são os limites e possibilidades da inserção dos conhecimentos sobre o Clima Espacial na formação de professores de Física? Para responder essa pergunta pesquisamos nos Projetos Pedagógico das Instituições de Ensino Superior da Bahia. O material consiste em uma análise dos currículos (fluxogramas vigentes em 2024) das instituições que tenham o curso de Licenciatura em Física. Concentramos nossa análise justamente no olhar para essa matriz das instituições da Bahia e para entendermos como a temática está sendo distribuída no currículo. Dessa forma, utilizamos a Análise Discursiva para entendermos de que formas esses discursos estavam sendo transpostos. Como resultados, obtivemos que das oitos instituições que ofertam o curso de Licenciatura na Bahia, três delas oferecem a disciplina de Astronomia como caráter obrigatório. As demais, duas dessas instituições ofertam a disciplina como caráter optativo. Portanto, podemos dizer que está aberta a possibilidade de uma reforma curricular que integre essa disciplina como caráter obrigatório nas instituições que não oferecem ou que tenham consequências com temas dessa natureza. A implementação dessas mudanças pode alavancar para uma visualização melhor do Clima Espacial, trazendo, assim, a abertura de novos temas contemporâneos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.844.885-** - MARIA CRISTINA MARTINS PENIDO - USP
Interna - 3141031 - VIVIANE FLORENTINO DE MELO
Externa à Instituição - LAURA SUED BRANDÃO SANTOS - UEFS
Notícia cadastrada em: 30/10/2024 10:52
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