HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIADOS EM FÍSICA
História e Filosofia da Ciência, Representações Sociais, Licenciatura em Física
RESUMO
No presente estudo buscamos compreender as Representações Sociais de licenciandos em Física acerca da História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Física e como estão relacionadas com a formação docente. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizada a abordagem dos métodos mistos e aporte teórico-metodológico baseado na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e na Teoria do Núcleo Central de Abric. O estudo empírico foi realizado na cidade de Salvador/BA em Instituições de Ensino Superior (UFBA, UNEB, IFBA) em que tivemos 40 participantes. Os dados foram coletados mediante um questionário implicitamente dividido em duas partes: a) a parte sociocultural e b) e a parte do Teste de Associação Livre e Hierarquizada de Palavras; e uma entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009) e o software EVOC de Vérges. Após os processos de análise do campo semântico, categorização e organização estrutural do Quadro de Vergès, das palavras evocadas, os resultados demonstraram que os licenciandos incorporaram nas suas representações sociais sobre HFC uma diversidade de temas, que estão voltadas para uma combinação de fundamentos teóricos, fundamentos educacionais, práticas científicas e reflexão crítica e social. As palavras (Einstein, epistemologia, historiografia, método científico e paradigma) compõem o Núcleo Central das representações e atribuem grande importância aos fundamentos teóricos e históricos da ciência. Além disso, algumas evocações trouxeram à tona também questões atuais como a inclusão e diversidade na área científica (cientistas negros/as e mulheres cientistas); e também educacionais (aprendizagem, metodologias, recurso didático, ensino). Por fim, as respostas dos/as participantes durante as entrevistas revelaram, de modo geral, uma percepção positiva sobre a HFC, destacando seu grande potencial como recurso didático e como conteúdo no ensino de Física e na formação de professores, mesmo com o Núcleo Central das representações muito mais associado aos Fundamentos Científicos.