DOCENTES LÉSBICAS NAS CIÊNCIAS: TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS, PRÁXIS PEDAGÓGICAS E PESQUISA
Lésbicas nas Ciências; Pedagogias da Cisheteronormageneridade; Trajetórias acadêmicas; Mulheres nas Ciências.
No Brasil, alguns temas a exemplo de lésbicas nas Ciências (cursos de Física, Química e Ciências Biológicas) ainda são pouco explorados, isso ocorre em detrimento da misoginia e do androcentrismo que permeia historicamente tais campos do conhecimento. Dessa forma, na tentativa de avançar sobre tais estudos a pesquisa de doutoramento teve como objetivo analisar como a orientação afetiva-sexual de docentes lésbicas na área das Ciências da Natureza se relaciona com as suas trajetórias acadêmicas, práxis pedagógica e de pesquisa. Na pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, através do método de história de vida e narrativas das docentes lésbicas. A pesquisa foi realizada com docentes universitárias, lésbicas que lecionam na área de Ciências da Natureza em Universidades Públicas e Institutos Federais da Bahia (Instituições de Ensino Superior – IES). Para encontrar as mulheres lésbicas nas Ciências foi utilizado o método de “snowball”, assim a amostra consta de três professoras que aceitaram participar deste estudo. O método utilizado foi histórias de vida das docentes, através do roteiro entrevista semi-estruturada, no qual o instrumento de coleta de dados foi um roteiro prévio desenvolvido e validado. O processo de pesquisa teve três etapas para chegar até a resposta do objetivo geral, sendo o primeiro a pesquisa bibliográfica, o segundo a construção da teoria das pedagogias das cisheteronormageneridades e o terceiro foi buscar, através de entrevistas semi estruturadas, as narrativas das docentes e aplicabilidade da teoria como pressuposto metodológico para a análise das narrativas. O estudo obteve os seguintes resultados: a) a hostilidade e o conservadorismo nas IES ainda impõem as docentes desenvolver diversas estratégias para se inserirem e se estabelecerem na academia; b) os desafios e violências imputados pelo patriarcado impedem que as docentes se sintam seguras para falarem abertamente sobre a sua orientação afetiva-sexual, fato que pode ter impactado no número de participantes do estudo; c) os enfrentamentos das docentes lésbicas nas IES são diários e importantes, pois a existência delas nas múltiplas Ciências podem pavimentar caminhos para que outras lésbicas percorram; d) a representatividade de lésbicas nas Ciências pode colaborar para tencionar as lesbofobias estruturais forjadas pelo patriarcado nas IES e na construção de IES plurais e diversas. Conclui-se que a pesquisa tem potencial e pode contribuir para que outras/os pesquisadoras/es do tema possam avançar e as experiências lésbicas possam produzir outras epistemologias que favoreçam na compreensão da lesbianianidade e suas contribuições sociais para as Ciências. Afinal, as pesquisas identitárias contribuem para compreender as identidades e promover que as diversidades sejam respeitadas em suas diversas pluralidades. Por fim, esse estudo pode colaborar na área das Ciências da Natureza por ser um campo em construção e favorecer como base para outras pesquisas que interseccione gêneros e sexualidades.