História das Mulheres no Ensino de Física: Harriet Brooks, Narrativas Históricas e Educação Humanística
História das Mulheres, Harriet Brooks, Epistemologias Feministas, Narrativas Históricas, Ensino de Física
Neste trabalho, investigamos como a História das Ciências, em uma perspectiva crítica, pode contribuir para um ensino de ciências antiopressivo, à luz de epistemologias feministas e das críticas feministas à ciência. Desenvolvemos um episódio histórico no qual apresentamos a trajetória acadêmica da física canadense Harriet Brooks e suas contribuições para o desenvolvimento da radioatividade na primeira década do século XX, utilizando o gênero enquanto categoria de análise histórica. Sob a lente feminista, destacamos aspectos da natureza da ciência, associados às questões de gênero, que apesar de relevantes para a compreensão de como a ciência se desenvolve, estão pouco presentes no ensino de ciências. Na dimensão do ensino de física, construímos interfaces entre a história das mulheres na ciência e a pedagogia crítica, nas quais buscamos apresentar aspectos da natureza da ciência, baseado nas epistemologias feministas, e apresenta-los sob a forma de duas narrativas históricas, fundamentadas no episódio histórico. Dessa forma, a tese pode ser identificada como um trabalho em história das ciências, considerando a construção de um episódio histórico, bem como em ensino de ciências ao propor estratégias de como desenvolver um ensino de física crítico, destacando aspectos da natureza da ciência.