Banca de DEFESA: LUCAS RENAN FEITOSA ALVIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS RENAN FEITOSA ALVIM
DATA : 15/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Seminários Instituto de Química
TÍTULO:

Se tirar o neuro, sobra o que? Uma análise crítica das relações entre o Ensino de Ciências e as Neurociências a partir das contribuições de A. R. Luria.


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociência; Ensino de Ciências; Luria; Psicologia Histórico-Cultural


PÁGINAS: 217
RESUMO:

A virada ‘neurocientífica’ no final do século XX marcou o início da fase ideológica do
‘neuro’ em nosso contexto societário. Vários campos, incluindo as Ciências Humanas,
buscaram nos achados sobre o cérebro possíveis contribuições para seus problemas, e dentre
essas áreas, a Educação e o Ensino de Ciências. Desse modo, muitas pesquisas no Ensino de
Ciências foram produzidas visando construir pontes com as Neurociências, mobilizando
conhecimentos e achados ditos neurocientíficos para pensar a formação docente e organizar a
atividade pedagógica. Nesse sentido, essa pesquisa buscou analisar quais as concepções de
Neurociências que são reproduzidas nos trabalhos da área de Ensino de Ciências, assim como
o que as pesquisas chamam por conhecimentos neurocientíficos que podem ser usados para
pensar formação docente e prática pedagógica. Como suporte teórico para a análise dos
trabalhos, buscamos contribuições nas obras do psicólogo e médico soviético A. R. Luria
(1902 – 1977), ancorado no Materialismo Histórico-Dialético e na Psicologia Histórico-
Cultural, para pensar a Neurociência. Essa pesquisa qualitativa consistiu numa revisão
sistemática de literatura e foram analisados 29 trabalhos publicados entre 2012 e 2022 (1 tese
de doutorado, 14 dissertações de mestrado e 14 artigos). Analisamos os trabalhos a partir de
duas categorias: 1- Proposições para a formação e prática docente; 2- Proposições para
escolhas metodológicas. Concluímos que as pesquisas têm reproduzido concepções
equivocadas sobre as Neurociências, sobre o funcionamento do sistema nervoso, além da
reprodução de neuromitos. Ao não debaterem sobre aspectos epistemológicos das
Neurociências, as pesquisas acabam por reproduzir concepções problemáticas sobre indivíduo
e desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2895880 - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO
Interno - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Externa ao Programa - 1035375 - ANGELINA PANDITA PEREIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 07/10/2024 12:17
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA