Educação Museal Online no Instagram: mediadores e as relações de didática e de ensino em exposições de um museu de ciências.
Educação Museal Online. Mediação Online. Instagram. Museus de Ciências. Animais Peçonhentos.
Esta Dissertação trata da Mediação e Construção de Exposições Museais Online no Instagram em um museus de ciências, sob a perspectiva da Educação Museal Online e considerando as relações pedagógicas de didática (temática-mediador e mediador-temática) e de ensino (mediador-visitante) propostas pelo Modelo Teórico da utilização dos museus para fins educativos. É uma Análise Exploratória da Exposição Museal Online “Ninho das Cobras 35” que ocorreu em 2022, organizada pelo museu de ciências do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia que desde 2020 até o ano vigente (2024) tem realizado Exposições Online em redes sociais e plataformas de streaming. Os mediadores da exposição supracitada participaram dos processos de planejamento, produção e comunicação. Esta pesquisa é relevante porque há uma carência de pesquisas sobre práticas e experiências na Educação Museal Online. O objetivo foi investigar como acontece a construção e a mediação de Exposições Museais Online na rede social Instagram em museus de ciências, considerando as relações pedagógicas de didática e de ensino exercidas pelos mediadores. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental e a pesquisa bibliográfica. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista online. A organização e mediação da exposição foi feita por professores, estagiários do museu, estudantes de graduação e pós-graduação de componentes curriculares da Universidade Federal da Bahia e colaboradores. Antes da Exposição cumpriu-se um conteúdo programático com aulas dialógicas de dimensão conceitual com bibliografias e de dimensão procedimental com apresentação de métodos e técnicas para produção de conteúdo por intermédio de Oficinas que foram subsídios para a efetivação das relações pedagógicas. Constatamos que é possível realizar uma Exposição Museal Online desde que haja planejamento das exposições, formação dos mediadores e organizadores da exposição de modo que estes saibam sobre o tema da exposição, sobre a Educação Museal e Educação Museal Online, sobre os meios que serão usados para construir cada exposição, a saber as plataformas digitais e sobre os métodos a serem usados para construção das exposições que são variados (vídeos, cards informativos, jogos, podcasters, dentre outros). O fator limitante mostrou-se na ausência de pessoas da área da Museologia voltadas à Educação Museal e Educação Museal Online, ponto já destacado pelo Instituto Brasileiro de Museus que mostra que ainda existem poucos profissionais da Museologia formados em Educação Museal. Por isso, em ações educativas museais ter uma equipe interdisciplinar, com aptidões diferentes e que trabalha em parceria e de forma engajada é necessário. Esta pesquisa mostrou que é possível realizar uma Exposição Museal Educativa Online em Plataformas Digitais considerando-se as potencialidades e limitações de cada uma. O processo formativo de mediadores se mostrou fundamental para o sucesso da Exposição, já que é muito importante que os mediadores estejam envolvidos do início ao fim, pois só assim é possível identificar acertos e erros e promover melhorias nesse tipo de atividade com fins científicos não apenas do ponto de vista de aperfeiçoamento dos museus, mas de alcance de um público diverso.