Mediação dos Artefatos Audiovisuais por Professores(as) das Ciências da Natureza para o Letramento Científico Crítico.
Formação de Professores(as) das Ciências da Natureza; Base Nacional Comum Curricular; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS); Teoria Crítica da Tecnologia; Plataformas Audiovisuais na Educação Cientifica.
Esta investigação explora a persistência da abordagem instrumental no uso de vídeos por professores(as) das Ciências da Natureza e suas limitações na promoção de uma educação emancipadora. A questão central é: como a mediação dos artefatos audiovisuais por professores(as) pode contribuir para uma educação científica transformadora? O objetivo geral é analisar os limites e potencialidades dessa mediação para o Letramento Científico Crítico. O estudo baseia-se na Teoria Crítica da Tecnologia, no Letramento Científico Crítico e nos conceitos de Mediação Comunicativa e Didática, que fundamentam a análise das dimensões transformativas e (res)significantes da mediação audiovisual no ensino das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estruturada em formato multipaper, com dois artigos: um sobre a Base Nacional Comum Curricular e suas implicações para a mediação audiovisual, e outro sobre as estratégias e percepções dos(as) professores(as) a partir de seus relatos. Os resultados confirmam a predominância do perfil instrumental nas orientações nacionais para currículos de educação básica, influenciado por setores privados que valorizam a tecnologia como ferramenta de formação de capital humano. Os(as) professores(as) são guiados para uma mediação tecnológica dominada pelo substantivismo, resultando em um modelo educacional transmissivo. Para mudar esse panorama, é necessário adotar uma abordagem subversiva que incorpore novos valores às tecnologias digitais, visando uma educação emancipatória. As potencialidades da mediação audiovisual emergem quando as práticas educativas se alinham com a subversão de discursos dominantes e limitações impostas pelas políticas educacionais que supervalorizam a tecnologia como mera ferramenta.