Banca de DEFESA: CÁSSIO LOPES CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÁSSIO LOPES CARNEIRO
DATA : 30/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/andreia-maria-pereira-de-oliveira
TÍTULO:

REVISÃO SISTEMÁTICA DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE TIPOS DE TAREFAS MATEMÁTICAS

 

PALAVRAS-CHAVES:

Estudantes; professores; tipo de tarefa matemática; revisão sistemática de literatura.

 

PÁGINAS: 79
RESUMO:

O objetivo desta dissertação é analisar as publicações sobre tipos de tarefas matemáticas apresentadas em pesquisas, que abordam a compreensão de estudantes e a utilização pelos professores. Assim, o foco desta investigação é como os quatro tipos de tarefas matemáticas (problemas, exercícios, exploração e investigação) para estudantes e professores são abordados nas pesquisas brasileiras. Desta forma, utilizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica, inserida essencialmente no meio acadêmico, com a intenção de desenvolver e atualizar o conhecimento. Os dados foram produzidos por meio da Revisão Sistemática de Literatura, tendo como banco de material bibliográfico os artigos nacionais publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o recorte temporal de 2017 a 2022. Os trabalhos encontrados foram organizados a priori a partir de categorias, e, por meio da análise dos dados, foi possível agrupar os artigos em duas categorias. Os resultados apontaram que a participação dos estudantes no contato com tarefas, a importância do processo investigativo nas aulas de Matemática e o ensino exploratório potencializou a sua aprendizagem. Trabalhar com tarefas (problemas, exercícios, exploração e investigação) nas aulas de Matemática tem a capacidade de alcançar um maior número de estudantes, promovendo mais interesse pelo conteúdo matemático. Identificamos também que é de suma importância que, ao elaborar ou escolher tarefas, os professores tenham clareza dos objetivos que pretendem alcançar, proporcionando aos estudantes um ambiente propício para a aprendizagem. Trabalhar com essas tarefas (problemas, exercícios, exploração e investigação) na formação inicial e continuada possibilita desenvolver um espaço investigativo e exploratório, além de propiciar uma maior autonomia docente. Essas análises nos permitiram compreender a importância de trabalhar com diferentes tipos de tarefas matemáticas no contexto escolar, evidenciando que tanto os estudantes quanto os professores souberam aproveitar esse recurso nas práticas ou no aprendizado.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - ***.724.428-** - SADDO AG ALMOULOUD - PUC - SP
Externa à Instituição - TANIA CRISTINA ROCHA SILVA GUSMAO - UESB
Notícia cadastrada em: 04/09/2024 10:45
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