PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE ESTUDO E PESQUISA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO NO ÂMBITO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Funções seno e cosseno. Teoria Antropológica do Didático. Atividades de Estudo e Pesquisa. Softwares. Materiais Manipuláveis
O objetivo desta pesquisa é analisar possibilidades de Atividades de Estudo e Pesquisa que visem potencializar o processo da aprendizagem das Funções Trigonométricas Seno e Cosseno. Para alcançar esse objetivo foi necessário realizar o estudo dos elementos históricos e epistemológicos inerentes às Funções Trigonométricas Seno e Cosseno, analisar o desenho do Modelo Praxeológico Dominante – MPD e seus reflexos no âmbito das Funções Trigonométricas Seno e Cosseno, desenvolver e analisar Atividades de Estudo e Pesquisa – AEP que visem potencializar a aprendizagem das Funções Trigonométricas Seno e Cosseno e elaborar a proposta de um Modelo Didático Alternativo – MDA. Destarte, foi norteada pela Teoria Antropológica do Didático - TAD de Yves Chevallard e sua metodologia está no cerne da Engenharia do Percurso de Estudo e Pesquisa – PEP e das Atividades de Estudo e Pesquisa – AEP. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1° e 2° semestres do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana. Através do estudo histórico e epistemológico foi identificado o Modelo Epistemológico de Referência – MER e percebeu-se a perda da razão de ser do ensino e aprendizagem das Funções Trigonométricas Seno e Cosseno, o que pode estar relacionado às dificuldades na aprendizagem desse saber. Assim, a partir do Modelo Epistemológico de Referência e do Modelo Praxeológico Dominante, com a direção do PEP, foram desenvolvidas Atividades de Estudo e Pesquisa para o estudo das funções seno e cosseno, integrados aos softwares GeoGebra e Blooket e à materiais manipuláveis, envolvendo os conceitos elementares da Trigonometria e fenômenos periódicos. Os resultados mostraram que o estudo por meio de Atividades de Estudo e Pesquisa – AEP integrado à materiais manipuláveis e às tecnologias favorecem a aprendizagem das Funções Trigonométricas Seno e Cosseno, hipótese da pesquisa, e apareceram com maior frequência nas sessões da experimentação o momento de estudo da institucionalização e às dialéticas indivíduo e coletivo e mídias e milieux.