Tempo geológico e o ensino de Biologia: Investigando uma proposta de Sequência Didática baseada em Design Research
Tempo Geológico; Design Research; Sequência Didática, Ensino de Biologia, Ensino de Geociências.
Conceito basilar em Geociências, determinante para a evolução do pensamento científico e mudança de paradigma que culminou na aceitação de que a história da humanidade é muito mais recente que a história do planeta, Tempo Geológico é fundamental para o ensino de Evolução e para a percepção de problemáticas ambientais emergentes, podendo contribuir para a tomada de decisão consciente e socialmente responsável sobre tais questões. Considerado complexo e de difícil entendimento, o conceito de Tempo Geológico é tido como obstáculo cognitivo para a compreensão de evolução biológica, sendo ainda escassos os recursos didáticos e orientações práticas elaborados de forma sistemática que possam auxiliar professores na abordagem do tema na educação básica brasileira. Almejando ocupar essa lacuna, esta pesquisa de desenvolvimento tem o objetivo de investigar as características promissoras de uma Sequência Didática para promover a abordagem de Tempo Geológico em aulas de Biologia do ensino médio no Brasil, empregando o referencial metodológico da Design Research. Abordando Tempo Geológico pela perspectiva histórico-orientada de Burchfield (1998), empregando as diretivas de Pedrinaci e Berjillos (1994) para ensino do conceito, e a partir dos resultados obtidos em um primeiro ciclo da investigação, foram elaboradas quatro diretrizes orientadoras (princípios de design) para o desenvolvimento de um novo protótipo da sequência didática, que foi testado em uma turma de 2º ano do ensino médio de um colégio público em Salvador-Bahia. Os resultados deste segundo ciclo, obtidos através de observação-participante, grupo focal e apreciação de documentos produzidos no decorrer das aulas, avaliados por análise de conteúdo e ferramenta analítica para validação de princípios de design, indicaram que são estratégias promissoras para ensinar Tempo Geológico em aulas de Biologia: abordagem histórica de Tempo Geológico; abordagem interdisciplinar da história evolutiva da Terra, associando conhecimentos de Geociências aos conteúdos de Biologia; abordagem de Tempo Geológico a partir de uma perspectiva socioambiental; e diversificar estratégias de ensino para a participação ativa dos estudantes. Ainda que tenha indicado a necessidade de pequenos ajustes na ferramenta educacional, defendemos que é exequível a incorporação de conteúdos de Geociências em aulas de Biologia.