Banca de DEFESA: JEFERSON SANTANA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEFERSON SANTANA DOS SANTOS
DATA : 20/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: conferência remota
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO SEXUAL NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Sexualidade, Currículo, Ensino, NEM, BNCC


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Reconhecendo que a escola é um espaço privilegiado para discutir a Educação Sexual (ES), a sua inclusão no currículo escolar em documentos da política pública é importante tanto para orientar a prática pedagógica, quanto para legitimar o trabalho docente. Na contramão desse pressuposto, a influência de movimentos políticos conservadores na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) implicou na supressão de temas centrais na ES. Este fato é constatado na retirada do termo “gênero”, assim como menções à diversidade sexual ao longo das três versões do documento. Por seu turno, as secretarias de educação de cada estado brasileiro tiveram que reformular seus currículos para adequá-los ao Novo Ensino Médio, orientados pela BNCC. Cientes que a ES perdeu força na BNCC, a presente pesquisa visou analisar se e como o Documento Curricular Referencial do Ceará do Ensino Médio (DCRC) insere a Educação Sexual no currículo das suas escolas, bem como verificar a sua relação com a BNCC. Com abordagem qualitativa, esta é uma pesquisa documental que utilizou o método da Análise Textual Discursiva, tendo como corpus as três partes que integram o DCRC do Ensino Médio. A partir dessa investigação, foram extraídas 86 unidades de sentido e produzidas três categorias finais de acordo com os seus significados e relações: Dimensão biológica da sexualidade; Direitos humanos e respeito à diversidade na escola; Gênero e sexualidade: entre a diversidade, desigualdade e preconceito. Diante da análise destes resultados, dialogando com a literatura, notou-se que o DCRC está rico em referências a temas ligados à Educação Sexual, e de valores como respeito, equidade, igualdade, empatia e solidariedade. O documento é propositivo nas discussões das temáticas associadas à sexualidade humana, principalmente na sua apresentação e nas matrizes curriculares de Sociologia, Filosofia e Biologia. Em uma análise macro do documento, há uma aproximação robusta com a abordagem dos direitos humanos. Por fim, constata-se que o DCRC representa um produto de resistência política e pedagógica diante dos retrocessos que afetaram a educação básica, sobretudo aos temas ligados à Educação Sexual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.815.045-** - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS
Interna - ***.380.080-** - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA
Externa ao Programa - 1747931 - IZAURA SANTIAGO DA CRUZ - UFBA
Notícia cadastrada em: 31/07/2024 07:18
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