Banca de DEFESA: JOILMA SILVA CARNEIRO

DISCENTE : JOILMA SILVA CARNEIRO
DATA : 16/07/2024
LOCAL: Abiente remoto

ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PRÓ-ARGUMENTATIVA DESENVOLVIDA PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Argumentação. Estratégia didática. Educação Matemática. Ensino Superior

O presente estudo trata da temática de um ensino com ênfase na argumentação em Educação Matemática no Ensino Superior, com destaque para a Licenciatura em Matemática. O interesse pelo tema foi motivado por experiências práticas com estudantes nesse contexto educacional, especialmente devido às dificuldades que enfrentam ao construir justificativas para argumentos matemáticos. Além disso, reconhece-se a necessidade, evidenciada na literatura, de realizar mais pesquisas para avaliar o potencial de um ensino com foco argumentativo para promover a habilidade de argumentação. Assim, estabeleceram-se quatro objetivos específicos de pesquisa, todos articulados em torno do objetivo geral de analisar como uma estratégia didática pró-argumentativa pode contribuir para a qualidade da argumentação de estudantes de Licenciatura em Matemática. Os objetivos incluem: (I) analisar a literatura que trata de estudos empíricos sobre o uso da argumentação na Educação Matemática no Ensino Superior por meio de uma revisão sistemática; (II) construir um modelo teórico argumentativo, associando o layout de Toulmin à perspectiva teórica de Perelman para ser usado como abordagem de ensino na estratégia didática e como instrumento de análise dos argumentos dos estudantes; (III) analisar a qualidade dos argumentos construídos pelos estudantes durante a disciplina Álgebra Linear; e (IV) investigar como a estratégia didática, por meio do Modelo Argumentativo Toulminiano e Perelmaniano (MATP), enseja o desenvolvimento da argumentação em estudantes de Licenciatura em Matemática. Cada objetivo foi detalhado em um capítulo (artigo) desta tese, seguindo uma organização derivada da escolha do formato multipaper para o relatório de pesquisa. Para alcançar o primeiro objetivo, conduziu-se uma revisão sistemática de literatura, cuja base de dados foi o Educational Research Information Center (ERIC), por intermédio de periódicos específicos da área de Educação Matemática publicados entre 2012 e 2021. Identificaram-se formas de uso da argumentação e suas características para propor um modelo de ensino sob a abordagem argumentativa. No objetivo II, desenvolveu-se um modelo teórico argumentativo conforme os enfoques de Toulmin e de Perelman, denominados de Modelo Argumentativo Toulminiano e Perelmaniano (MATP), com o propósito de orientar tanto a abordagem de ensino quanto a análise dos argumentos dos estudantes. Os objetivos III e IV foram abordados por meio de um estudo empírico de natureza qualitativa. Destarte, a intervenção didática foi implementada e permitiu a investigação da qualidade da argumentação entre estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, bem como as contribuições dessa intervenção para o desenvolvimento da habilidade argumentativa desses estudantes em uma universidade pública baiana. Essa análise foi conduzida por meio de atividades individuais e em grupo realizadas durante as aulas de Álgebra Linear I. Como instrumentos, foram utilizados a observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e documentos, os argumentos produzidos de forma escrita para a construção dos dados desses estudos empíricos, além de apontamentos, notas reflexivas, gravação em áudio e a gravação em vídeo para os respectivos registros dos dados em foco. Para orientar a estratégia didática e análise dos dados, recorreu-se ao MATP. Os resultados das análises dos dados mostram que a maior parte dos estudantes teve dificuldade para construir argumentos consistentes. Houve uma lacuna na conexão entre as premissas e a conclusão, assim como na apresentação de justificativas fundamentadas. Além disso, os usos de recursos retóricos para apoiar a persuasão dos temas discutidos foi limitado. Apesar dessas dificuldades, a intervenção foi considerada frutífera para o desenvolvimento futuro das habilidades argumentativas dos estudantes, especialmente levando em conta que muitos deles podem seguir carreiras na Educação devido à formação em Licenciatura. A estratégia didática oportunizou aos estudantes ferramentas para abordar questões e justificar temas de Álgebra Linear e tanto os(as) licenciandos(as) quanto o professor se familiarizaram com os termos e com a linguagem das teorias argumentativas. Essa abordagem permitiu que os participantes se envolvessem em um ensino com ênfase em ações pró-argumentativas.

Presidente - ***.052.785-** - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS
Interna - ***.347.785-** - JANY SANTOS SOUZA GOULART - UEFS