Banca de DEFESA: SUELLEN FONSÊCA DA CONCEIÇÃO SANTOS

DISCENTE : SUELLEN FONSÊCA DA CONCEIÇÃO SANTOS
DATA : 04/07/2024
LOCAL: Ambiente remoto

ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD/2021

Argumentação. Ensino de ciências. Livro didático. Primeira Lei de Mendel

Esta dissertação de mestrado teve como propósito contribuir com as discussões e estudos sobre a argumentação na Biologia. Estudo este que está estruturado no formato multipaper e abarca uma coletânea composta por dois artigos, sendo o primeiro teórico e o seguinte empírico. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel da argumentação no ensino de Ciências da Natureza, considerando as limitações e contribuições dos livros didáticos como um dos principais materiais instrucionais utilizados. Compreende-se que os livros didáticos que possuem enfoque argumentativo são instrumentos com potencial de contribuir na aprendizagem dos estudantes no que se refere ao desenvolvimento de habilidades argumentativas. De modo geral, este estudo tem como base o Layout de Argumentação de Toulmin (2006), que é o principal referencial teórico e metodológico. Para desenvolver o primeiro artigo, traçamos como objetivo discutir teoricamente as potencialidades da argumentação para o ensino de Ciências da Natureza. Levou-se em consideração a argumentação científica como estratégia de ensino e o papel dos livros didáticos nesse processo. Já para o desenvolvimento do artigo empírico, utilizou-se como referência uma ferramenta analítica adaptada de Penha e Carvalho (2015), associada ao Layout Argumentativo de Toulmin (2006). Para tanto, analisou-se a qualidade dos argumentos expressos nos enunciados da Primeira Lei de Mendel em livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD/2021. Nossas análises apontam que, em sua maioria, os argumentos sobre a Primeira Lei de Mendel registrados nos referidos livros não são satisfatórios. Os argumentos são considerados satisfatórios quando todos os elementos de um argumento cumprem a sua função, em que por meio das justificativas pode-se estabelecer uma ligação entre o dado e determinada conclusão (TOUMIN, 2006). Diante dessas questões, torna-se relevante que mais investigações voltadas à argumentação nos livros didáticos de Ciências da Natureza sejam realizadas a fim de reforçar a existência dessa lacuna e, consequentemente, a urgência de adequação dos livros didáticos ao contexto argumentativo.

Presidente - ***.052.785-** - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS
Interna - ***.380.080-** - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA