Banca de DEFESA: FLEURIANE DANTAS LIRA

DISCENTE : FLEURIANE DANTAS LIRA
DATA : 01/07/2024
LOCAL: online

Relações de Gênero; Diversidade Sexual; Ensino Médio; Construção de Jogos Educacionais; Modelo de Reconstrução Educacional.

A profissão docente, essencial para a sociedade, enfrenta inúmeros desafios, especialmente quando busca ir além da simples transmissão de informações. Entre as dificuldades estão a adaptação de métodos e ferramentas de ensino, além da pressão por resultados. Neste contexto, a pesquisa abordou duas questões principais: a criação de jogos educacionais teórica e metodologicamente fundamentados e a inclusão de debates sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar. A pesquisa focou na revisão e ampliação do jogo autoral de RPG de aventura solo “Mais um nada comum dia na escola”, fundamentado teórica e metodologicamente no Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). A pesquisa utilizou resultados de avaliações anteriores do jogo e novas análises para reescrever o conteúdo e desenvolver um guia para docentes, orientando a aplicação do jogo e propondo questões para debates. Foram feitas duas revisões bibliográficas. Uma sobre o uso de RPG no ensino, destacando suas potencialidades e limitações, como construção, avaliação, teste e aplicação do jogo, bem como elementos como tempo de jogo e improvisação. Esta foi crucial para entender a mecânica do jogo proposto. E outra sobre a diversidade de perspectivas discentes e docentes sobre os temas de gênero e sexualidade, que foi essencial para orientar os diálogos na narrativa do jogo, refletindo as influências sociais, culturais e políticas. Utilizamos as autoras Judith Butler, Tina Chanter e Guacira Lopes Louro para entender como o ensino de ciências e biologia pode apoiar os debates de gênero e sexualidade, utilizando esses temas como construções sociais. Esses três fatores nos permitiram aplicar o MRE na construção dos princípios de design e objetivos de aprendizagem do jogo, além de responder a questão norteadora da pesquisa, que nos evidenciou quais as características devem estar presentes num jogo educacional complexo do tipo RPG de aventura-solo para que seja promovida a participação ativa dos alunos nas aulas que abordam temas como gênero e sexualidade. Este estudo destaca o potencial de mudanças educativas através de reflexões sobre gênero e sexualidade, usando o jogo de aventura-solo como ferramenta central. Além de preencher uma lacuna na literatura acadêmica, o estudo fornece um guia prático para a construção de jogos educacionais complexos no formato aventura-solo.

Presidente - 2450280 - KATEMARI DIOGO DA ROSA
Interno - 2895880 - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO