PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CATARINA SILVA GUIMARÃES

DISCENTE : CATARINA SILVA GUIMARÃES
DATA : 22/10/2024
LOCAL: Instituto Multidiciplinar em Saúde

EXTRAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA E PADRONIZAÇÃO DO EXTRATO DAS FOLHAS DE Passiflora cincinnata PARA O DESENVOLVIMENTO DE NANOEMULSÕES COM POTENCIAL HIDRATANTE E PRÓ-IDADE

Passiflora; atividade antioxidante; sazonalidade; flavonoides; cosméticos.

A Passiflora cincinnata (P. cincinnata) é uma espécie nativa, conhecida como “maracujá do mato” e “maracujá da Caatinga”. Sua composição química apresenta compostos fenólicos, dentre eles flavonoides, os quais despertam o interesse da cosmetologia como potenciais agentes antioxidantes. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da variação climática, quanto a composição química e atividade antioxidante in vitro e desenvolver uma nanoemulsão cosmética. A partir das folhas de P. cincinnata coletadas no período de um ano, 12 extratos aquosos foram obtidos e analisados por CLAE/EM, com os dados adquiridos foi gerada uma rede molecular através da plataforma Global Natural Product Social Molecular Networking (GNPS). A atividade antioxidante dos 12 extratos foi avaliada com base em diversos testes que atuam em diferentes estágios da cascata oxidativa. Para obtenção da formulação foi realizado um planejamento fatorial 2² com composto central variando a concentração dos tensoativos e das fases oleosas. As formulações foram obtidas pelo método de emulsificação espontânea com agitação magnética e analisadas quanto ao seu aspecto macroscópico 24h após seu preparo. Em seguida, foram submetidas a estudos de estabilidade. A composição química da P. cincinnata apresentou flavonoides C-glicosilados e O-glicosilados. A sazonalidade não influenciou na variação dos metabólitos e os extratos apresentaram atividade antioxidante em quase todos os testes realizados, não apresentando diferença estatística entre o período seco e o período chuvoso. As formulações estáveis foram aditivadas com 0,1% do extrato obtido e submetidas novamente ao estudo de estabilidade preliminar e estabilidade acelerada. As nanoemulsões apresentaram tamanho de gotícula entre 95 e 170 nm, o potencial zeta entre |19| e |38| e PDI entre 0,11 e 0,47, obtendo uma formulação estável após os estudos de estabilidade, indicando sua aplicabilidade como potencial novo cosmético pró-idade.

Presidente - 1861045 - JULIANO GERALDO AMARAL
Interno - 1788171 - BRUNO OLIVEIRA MOREIRA