Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA LEONNOR ALENCAR FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILLA LEONNOR ALENCAR FERREIRA
DATA : 30/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual: Google Meet
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação das relações étnico-raciais; Currículo; Práticas pedagógicas; Libras.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

A investigação sobre a educação das relações étnico-raciais nas escolas bilingues de surdos parte da motivação de propor práticas didático-pedagógicas eficazes nas instituições bilíngues da educação básica. As contribuições teóricas acerca das relações étnico-raciais na educação de surdos são analisadas com ênfase na centralidade do currículo na formação dos alunos surdos. O currículo das escolas de surdos é examinado em relação às práticas pedagógicas voltadas para o ensino das relações étnico-raciais em Libras. Ressalta-se a urgência de desenvolver metodologias específicas para a pedagogia negra surda, além da necessidade de investir na formação continuada dos professores da educação básica. Um mapa conceitual é apresentado, sugerindo possíveis caminhos para a inserção dessas temáticas no currículo bilíngue com educação das relações étnico-raciais adaptação da Libras. A proposta metodológica adota uma abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa-ação metodológica, observação e análise documental. A pesquisa foi conduzida em escolas de surdos e propõe uma adaptação visual do currículo, com foco no ensino das relações étnico-raciais. A análise dos dados concentra-se nas práticas de ensino das relações étnico-raciais em Libras. Os Projetos Político-Pedagógicos - PPP e outros documentos institucionais são examinados, permitindo a identificação de estratégias eficazes para a abordagem do tema nas escolas de surdos e contribuindo para o fortalecimento de práticas pedagógicas antirracistas e bilíngues. Por fim, destaca-se a importância de qualificar a educação dos alunos surdos, promovendo a valorização do currículo e assegurando o reconhecimento das identidades surda e étnico-racial como parte essencial do processo educativo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3425757 - JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO
Interna - ***.935.275-** - JUSCINEY CARVALHO SANTANA - UNILAB
Externa à Instituição - LÍGIA DOS SANTOS FERREIRA - UFAL
Externa à Instituição - DILÉIA APARECIDA MARTINS - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 07/07/2025 12:05
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