A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS
Educação das relações étnico-raciais; Currículo; Práticas pedagógicas; Libras.
A investigação sobre a educação das relações étnico-raciais nas escolas bilingues de surdos parte da motivação de propor práticas didático-pedagógicas eficazes nas instituições bilíngues da educação básica. As contribuições teóricas acerca das relações étnico-raciais na educação de surdos são analisadas com ênfase na centralidade do currículo na formação dos alunos surdos. O currículo das escolas de surdos é examinado em relação às práticas pedagógicas voltadas para o ensino das relações étnico-raciais em Libras. Ressalta-se a urgência de desenvolver metodologias específicas para a pedagogia negra surda, além da necessidade de investir na formação continuada dos professores da educação básica. Um mapa conceitual é apresentado, sugerindo possíveis caminhos para a inserção dessas temáticas no currículo bilíngue com educação das relações étnico-raciais adaptação da Libras. A proposta metodológica adota uma abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa-ação metodológica, observação e análise documental. A pesquisa foi conduzida em escolas de surdos e propõe uma adaptação visual do currículo, com foco no ensino das relações étnico-raciais. A análise dos dados concentra-se nas práticas de ensino das relações étnico-raciais em Libras. Os Projetos Político-Pedagógicos - PPP e outros documentos institucionais são examinados, permitindo a identificação de estratégias eficazes para a abordagem do tema nas escolas de surdos e contribuindo para o fortalecimento de práticas pedagógicas antirracistas e bilíngues. Por fim, destaca-se a importância de qualificar a educação dos alunos surdos, promovendo a valorização do currículo e assegurando o reconhecimento das identidades surda e étnico-racial como parte essencial do processo educativo.