ENTRE A NEGAÇÃO DO DIREITO E A LUTA POR EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS: educação escolar quilombola e analfabetismo na Comunidade Quilombola de Gavião
Educação Escolar Quilombola; Analfabetismo; Educação de Jovens e Adultos; Comunidade Quilombola de Gavião.
O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar fatores históricos e sociais que impediram o acesso à alfabetização dos moradores mais velhos da Comunidade Quilombola de Gavião, localizada na cidade de Antônio Cardoso-BA. A realização dessa pesquisa parte da necessidade de incluir os quilombolas não alfabetizados da Comunidade Quilombola de Gavião no sistema escolar, uma vez que, aqueles que não possuem escolarização, não conseguem melhorar suas condições sociais. Pesquisas recentes revelam que embora as comunidades quilombolas tenham passado a ter acesso a políticas públicas, estas ainda permanecem enfrentando inúmeras desigualdades no acesso à educação. A referida Comunidade, ainda nos dias atuais têm apresentado um número consideravelmente alto de pessoas não alfabetizadas. Como categorias de análise central trabalhamos com Educação Escolar Quilombola na perspectiva de Givânia Silva (2021); Educação de Jovens de Adultos e Analfabetismo, a partir dos documentos legais e autores de referência na área. A Comunidade Quilombola de Gavião nem sempre pôde contar com uma escola localizada em seu território. Desse modo, os adultos e idosos da comunidade nem sempre tiveram a oportunidade de estudar e a escola da supracitada comunidade não possui condições estruturais de atender a todos, logo, o referido grupo é afastado mais uma vez do direito de estudar. A metodologia adotada na pesquisa possui natureza qualitativa e para dar conta dos objetivos, utilizamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica das categorias centrais do trabalho, a fim de reunir as informações e aprofundar nosso conhecimento sobre a temática; para identificar o quantitativo de pessoas não alfabetizadas, sobretudo os Quilombolas, foi necessário a realização de um levantamento nos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e uma entrevista semiestruturada foi usada como principal instrumento de coleta de informações. Com ela objetivamos ouvir as narrativas apresentadas pelos/as sujeitos/as da pesquisa, para reconstruir acontecimentos sociais relevantes para as pessoas e a comunidade a partir da perspectiva das pessoas participantes, que nos ajudaram na construção dos dados. O grupo de sujeitos/as ouvidos foi formado pelas pessoas pertencentes ou potenciais ao segmento da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental I. Realizamos a análise das entrevistas, por meio da análise temática e buscamos evidenciar os prejuízos sociais vivenciados pelos moradores não alfabetizados da comunidade e como a exclusão educacional afeta dimensões históricas, sociais e políticas da Comunidade Quilombola de Gavião.