Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANE SANTOS JORGE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILANE SANTOS JORGE
DATA : 28/08/2024
LOCAL: Formato Remoto via Plataforma Google Meet

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GAVIÃO

Escolarização; Educação Escolar Quilombola; Educação de Jovens e Adultos; Comunidade Quilombola Gavião.

O presente trabalho tem como objetivo identificar e discutir os principais motivos que têm impedido o processo de alfabetização dos moradores mais velhos da Comunidade Quilombola de Gavião, localizada na cidade de Antônio Cardoso/BA. A realização dessa pesquisa parte da necessidade de incluir os quilombolas não alfabetizados da Comunidade Quilombola de Gavião no sistema escolar, uma vez que, aqueles que não possuem escolarização, não tem conseguido ascender socialmente. A referida Comunidade apresenta um número consideravelmente alto de pessoas não alfabetizadas, ainda atualmente. Os adultos e idosos da comunidade nem sempre tiveram a oportunidade de estudar e a escola da supracitada comunidade não possui condições estruturais para atender a todas as pessoas que precisam. Logo, os adultos e idosos são afastados mais uma vez do direito de estudar. Como categorias de análise central trabalhamos com Escolarização, na perspectiva de João Francisco de Souza (2009); Educação Escolar Quilombola e Educação de Jovens de Adultos, a partir dos documentos legais e autores de referência na área. A pesquisa, possui natureza qualitativa e para dar conta dos objetivos, utilizamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica das categorias centrais do trabalho, a fim de reunir as informações e aprofundar nosso conhecimento sobre a temática proposta; a análise documental, para realizar a identificação das pessoas não alfabetizadas; e uma entrevista narrativa, que deverá ser o principal instrumento de coleta de informações. Com ela objetivamos ouvir as narrativas apresentadas pelos/as sujeitos/as da pesquisa, para reconstruir acontecimentos sociais relevantes para as pessoas e a comunidades a partir da perspectiva das pessoas participantes, que nos ajudaram na construção dos dados. O grupo de sujeitos/as a serem ouvidos será formado pelas pessoas pertencentes ao segmento da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental anos inicias. A Comunidade Quilombola de Gavião nem sempre pôde contar com uma escola localizada em seu território, ainda que nesse período a comunidade ainda não fosse reconhecida pela Fundação Cultural Palmares enquanto Comunidade Quilombola. Desse modo é intencionalidade do estudo também entender como o processo de escravização tem refletido atualmente no processo de escolarização dessas pessoas e se tem relação com o déficit educacional da Comunidade Quilombola de Gavião.

Presidente - ***.200.244-** - CLAUDILENE MARIA DA SILVA - UNILAB
Interna - ***.002.930-** - MARIA ANDREA DOS SANTOS SOARES - UNILAB