CACHORRAS OU PREPARADAS: A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA MULHER NAS LETRAS DE FUNK
CARIOCA E PAGODE BAIANO
Palavras-chave: representação da mulher; funk carioca; pagode baiano; Análise do Discurso.
Este trabalho investiga a representação discursiva da mulher nas letras de funk carioca e
pagode baiano, buscando compreender os sentidos construídos sobre o feminino nesses
gêneros musicais e nas imagens que os acompanham. A escolha do corpus partiu da
observação de como essas músicas circulam socialmente e produzem sentidos sobre o
feminino, servindo de inspiração para a investigação. A análise é realizada a partir da Análise
do Discurso materialista, fundada por Michel Pêcheux, complementada por contribuições de
Orlandi. O corpus inclui quatro músicas — duas de funk e duas de pagode baiano —,
contemplando vozes masculinas e femininas, e imagens de corpos femininos em
apresentações ou performances vinculadas aos gêneros. Essa abordagem permite examinar os
efeitos de sentido produzidos, considerando as condições históricas, ideológicas e discursivas
que atravessam a produção e recepção desses discursos. Os objetivos centrais do estudo são:
analisar como as letras e imagens representam a mulher; identificar formas de constituição do
sentido a partir da ideologia presente nas músicas; contrastar percepções atribuídas por
homens e mulheres; observar possíveis sentidos alternativos que confrontem a objetificação
sexual; e compreender o papel do silêncio na construção dos sentidos sobre a mulher. A
relevância do trabalho reside em dar visibilidade a materialidades culturais frequentemente
silenciadas ou estigmatizadas, problematizando a construção social e histórica do feminino.
Espera-se, assim, contribuir para reflexões críticas sobre os discursos que atravessam o corpo,
a música e o gênero, oferecendo uma compreensão mais complexa das representações da
mulher na cultura popular contemporânea.