Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA LOUISE VIDAL SAMPAIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA LOUISE VIDAL SAMPAIO
DATA : 26/09/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Instituto de Letras / Modalidade remota
TÍTULO:

POÉTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DO SENSÍVEL: O TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO INTERCULTURAL DE PLE 



PALAVRAS-CHAVES:

Educação Linguística Intercultural; Ensino de Português como Língua Estrangeira; Materiais e Recursos Didáticos; Literatura.



PÁGINAS: 135
RESUMO:

Este trabalho objetiva analisar o uso de textos literários como recursos pedagógicos na educação linguística em português como língua estrangeira (PLE), em uma perspectiva intercultural, isto é, crítica e sensível ao potencial político e criativo da linguagem. A pesquisa busca investigar a manifestação da literatura em materiais e recursos didáticos para o ensino de PLE, considerando a seleção dos textos e a sua abordagem, a partir de livros didáticos de grande circulação no contexto do PLE, explicitamente comprometidos com os interesses da interculturalidade, a saber: Brasil Intercultural (Barbosa, Do Espírito Santo, Mendes 2021), Plural: Português Pluricêntrico (Fernandes; Silva; Almeida; Mello, 2023) e Samba!: curso de língua portuguesa para estrangeiros (Ferraz; Pinheiro, 2020). Para a realização deste estudo, adota-se a perspectiva teórico-metodológica da Linguística Aplicada, a qual se detém a investigar os problemas socialmente relevantes expostos através dos usos da linguagem, também no âmbito da educação linguística (Rajagopalan, 2021; Silva Júnior e Matos, 2019; Lucena, 2015; Kumaravadivelu, 2006). A metodologia proposta é interpretativista, em que interessa o fator qualitativo e particular de cada objeto (Ludke e Andre, 2022; Bardin, 2011; Chizzotti, 2000; Moita Lopes, 1994). Toma-se como base também a abordagem da interculturalidade crítica, que sugere a adoção de atitudes orientadas para o respeito ao outro, às diferenças e à diversidade cultural como necessárias para todo processo de ensino-aprendizagem (Mendes, 2022; 2015, 2012; Candau, 2016; 2012). Assim, diante dos objetos selecionados, observou-se um desequilíbrio significativo na circulação de materiais que contemplem, do ponto de vista da seleção e abordagem, as potencialidades da literatura como um recurso pedagógico que possa contribuir para o avanço da proficiência, em paralelo à formação sensível e crítica dos estudantes, na área de PLE. Além disso, constatou-se a relevância de propor recursos que abranjam a diversidade sociocultural e linguística nos materiais didáticos, de modo a refletir tal descentramento na dinâmica da sala de aula e fora dela.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interno - 3358821 - MILAN PUH
Externo à Instituição - LEANDRO RODRIGUES ALVES DINIZ - UFMG
Notícia cadastrada em: 15/09/2025 14:11
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA