METODOLOGIAS DAS MÃOS MARRONS: OUTRAS FORMAS DE EDUCAÇÃO SOBRE LÍNGUA E CULTURA INDÍGENA
Palavras-chave: educação etnolinguística; língua indígena; formação de professores.
Este trabalho trata das metodologias e didáticas indígenas que contribuam para aplicação da Lei 11.645/2008 em sala de aula e na formação de estudantes de licenciatura e profissionais da educação. Dessa forma, por meio de metodologias que valorizam a oralidade e ludicidade da cultura indígena, explora as influências das línguas originárias no português brasileiro com ênfase na experiência didática em sala de aula, voltadas para o ensino tanto de gramática, em especial na área de composição de palavras, quanto da literatura, com foco na história dos alimentos, sendo em ambos os casos apoiados em uma prática lúdica. Entre os referenciais destacam-se os professores indígenas Maria Muniz Andrade (Mayá Pataxó), Daniel Munduruku, Marcineia Tupinambá, Kaká Werá e Gersen Baniwa. Assim, através da interculturalidade inerente à pesquisa indígena, o trabalho propõe explorar as relações entre língua, história e cultura, fortalecendo a educação acerca das relações étnico raciais no contexto brasileiro.