Take Action! no ensino de língua inglesa: uma análise crítica sobre (de)colonialidades no livro didático
livro didático; língua inglesa; decolonialidade; escola pública; PNLD; educação linguística
Esta dissertação resulta de uma pesquisa documental sobre o livro didático Take Action! (Richter; Larré, 2020), adotado no Ensino Médio da rede pública brasileira, em que são analisadas aproximações e/ou distanciamentos entre seu conteúdo e colonialidades do saber, poder e ser (Maldonado-Torres, 2019), tendo em horizonte possibilidades e limitações para uma educação linguística plural, crítica e socialmente comprometida. O estudo articula referências sobre (de)colonialidade e ensino de língua inglesa e, em nível metodológico, se vale de uma pesquisa documental de caráter qualitativo, usando a análise de discurso crítica para o tratamento dos dados. Para esta qualificação, serão apresentados dois capítulos desta dissertação. O primeiro apresenta um percurso autoetnográfico que conjuga vivências, como estudante e professor de inglês, às transformações históricas do ensino da língua e do livro didático no Brasil, explorando a implantação do PNLD, com atenção às disputas que permeiam o programa. O segundo capítulo discute a BNCC e o seu impacto no processo de escolha do Take Action! dentro do PNLD 2021, investigando, através da análise do discurso crítica e à luz das categorias de colonialidade, que vozes predominam, bem como que pessoas, conhecimentos, culturas e discursos são visibilizados no livro didático.