Investigando a correlação entre a disposição para comunicação e a ansiedade nas salas de aula de língua inglesa
L2. Ansiedade. Disposição para comunicação.
Considerando que a aprendizagem de uma língua estrangeira é marcado por fatores muitas vezes, próprios da sala de aula, entendemos as salas de aula de língua adicional como um Sistema Complexo Dinâmico, ou CAS, afinal a própria língua possui diversos agentes atuando em sua transformação e adaptação. A sala de aula como CAS apresenta sujeitos dinâmicos interferindo mutuamente na transformação da língua. Além de que, a própria aprendizagem da língua é influenciada por outros fatores vindos destes diferentes indivíduos em contato. A ansiedade é um dos fatores, foco desta pesquisa, que a partir de diversos estudos, pode dificultar o processo de aprendizado para os alunos, afinal, alunos ansiosos têm dificuldade de manter o foco e reter a memória, além de dificultar a produção oral dos estudantes. Pois muitas vezes, na tentativa de se comunicar oralmente na língua alvo, muitos alunos travam o que atrapalha que desenvolvam a habilidade fala. Aliada a ansiedade, a disposição para falar, ou willingness to talk, WTC, também impacta a comunicação, pois caracteristicamente está relacionada a comunicação. Alunos que não se sentem motivados, independente do nível de fluência na língua inglesa, em termos de comunicação e socialização naquela língua, também tendem a não desenvolver suas habilidades. Dessa forma, objetivamos compreender o impacto a partir da aplicação de dois formulários, Foreign Language Classroom Anxiety Scale3, ou FLCAS, para compreender a ansiedade ligada a produção oral, e o Willingness to Communicate Questionaire, para compreender como a disposição para a comunicação contribui para o aprendizado. Para a obtenção destes dados, são utilizados formulários aplicados online entre alunos de diversos cursos da UFBA que estão cursando uma disciplina de língua inglesa. O estudo é feito com a escala Likert para a leitura do FLCAS, por se tratar de um questionário fechado. A partir do questionário podemos avaliar quantitativa e
qualitativamente as respostas dos estudantes e melhor compreender o impacto das variáveis na produção oral dos estudantes.