Banca de QUALIFICAÇÃO: IRLENA MOREIRA LOPES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRLENA MOREIRA LOPES DE SOUSA
DATA : 13/06/2025
HORA: 09:30
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/88033995021
TÍTULO:

PROFESSORES(AS) DE LÍNGUA PORTUGUESA EM (TRANS)FORMAÇÃO: PERSPECTIVAS INTERCULTURAIS E DECOLONIAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial de professores/as de Língua Portuguesa. Interculturalidade. Decolonialidade. Linguística Aplicada. 


PÁGINAS: 166
RESUMO:

Diante das profundas transformações sociais e educacionais contemporâneas, torna-se urgente repensar a formação docente para além de sua dimensão estritamente profissional. Este estudo propõe um olhar ampliado sobre a formação inicial de professores/as de Língua Portuguesa, incorporando os princípios da interculturalidade crítica e da decolonialidade como caminhos para a (trans)formação docente. Esta pesquisa de doutorado em andamento, tem como objetivo principal promover uma sensibilidade crítica que permita aos licenciandos/as transformar suas práticas pedagógicas, tornando- as mais dialógicas, reflexivas e comprometidas com a valorização da diferença. A pesquisa parte do entendimento de que a formação docente no Brasil ainda é marcada por práticas historicamente colonizadas, o que exige abordagens que reconheçam e legitimem saberes diversos, historicamente silenciados. Inserida no campo da Linguística Aplicada, a investigação adota uma abordagem qualitativa, de base interpretativista, de cunho etnográfico. A pesquisa conta com a colaboração de nove alunos/as do curso de Letras/Português e Literatura de Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os dados foram gerados por meio de questionários abertos, relatos/histórias de vida, e serão complementados com um segundo questionário, entrevistas e registros etnográficos obtidos por meio de observações de aulas. A análise preliminar, realizada com base na triangulação dos dados, permitiu identificar que os/as participantes constroem compreensões plurais sobre língua, cultura e docência, atravessadas por suas vivências formativas e experiências escolares. As respostas revelam tensões, deslocamentos e processos de ressignificação, evidenciando o potencial formativo de práticas pedagógicas pautadas no diálogo, na escuta e na justiça social. As discussões teóricas estão ancoradas em autores/as como Candau (2010; 2012; 2014), Imbernón (2011), Gatti (2011; 2012; 2014), Tardif (2002), Nóvoa (2013; 2017), Pimenta (2012), Zeichner (2010), Walsh (2002; 2005; 2006; 2011; 2020), Castro-Gómez (2007), Grosfoguel (2008), Quijano (2005; 2010), Mignolo (2020), Freire (2005; 2013; 2018), entre outros/as. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - ***.711.807-** - MARCIA PARAQUETT FERNANDES - UFBA
Externa à Instituição - LENILZA TEODORO DOS SANTOS MENDES - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 10/06/2025 18:30
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