AS POTENCIALIDADES DA INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E CONTEUDÍSTICOS PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA
Educação Linguística; Formação de Professores; Decolonialidade; TDIC; TPACK; Língua Espanhola
A presente investigação tem como objetivo compreender como a mobilização dos conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e conteudísticos é potencializadora de uma abordagem de educação linguística decolonial na formação inicial de professores de língua espanhola. Fundamenta-se na Pesquisa Qualitativa e na Linguística Aplicada como bases teórico-metodológicas, sendo conduzida sob o paradigma interpretativo, com a decolonialidade como eixo central. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o intuito de responder às questões de pesquisa, diretamente vinculadas aos objetivos específicos do estudo. O referencial teórico apoia-se em autores como Lemos (2003), Santaella (2013), Santos (2018, 2019), Ferraz (2018), Bagno e Rangel (2005), Rocha e Maciel (2019), Kleiman (1995), Kenski (2012), Lévy (1999), Coscarelli (2005), Gregolin (2013), Braga (2010), Rojo (2012), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Mills (2016), Silva (2013), Shulman (1986, 1987), Mishra e Koehler (2006, 2008, 2009), Mishra (2019), Quijano (2000), Argüello Parra (2015), Ávila Romero (2011), Bessa (2020), Maldonado-Torres (2007), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), entre outros.O contexto empírico da pesquisa é o curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A investigação contempla diversos procedimentos metodológicos, incluindo: análise documental do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso e dos planos de ensino das disciplinas Laboratório para Aprendizagem de Língua Espanhola VI e VII, Prática Educativa VI e Estágio I e II de Língua Espanhola, por apresentarem os objetivos formativos e as diretrizes pedagógicas do curso. Além disso, serão aplicados questionários virtuais via Google Forms, com o intuito de traçar o perfil sociotecnológico dos(as) discentes e identificar conhecimentos e práticas relacionadas à educação linguística decolonial. Em sequência, serão realizadas entrevistas em grupos focais com os(as) professores(as) em formação, cujos roteiros serão construídos a partir da análise dos documentos institucionais e das respostas aos questionários. Com base nas informações obtidas nessas etapas, será elaborado um material orientativo fundamentado nos pressupostos do quadro teórico TPACK, com o objetivo de fomentar práticas pedagógicas mais inclusivas, plurais e comprometidas com a valorização da diversidade. Os dados serão analisados por meio da técnica de triangulação. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para compreender como a articulação entre conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e conteudísticos pode potencializar uma abordagem de educação linguística decolonial. Almeja-se, por fim, promover uma formação docente crítica, consciente e politicamente engajada na desconstrução de modelos educacionais excludentes, bem como valorizar a diversidade cultural presente na língua espanhola.