O PAPEL DO LETRAMENTO CRÍTICO NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU.
Letramento crítico; formação de professores de língua portuguesa; Guiné-Bissau
O presente trabalho tem como tema o papel de letramento crítico no currículo de formação de
professores de língua portuguesa na Guiné-Bissau. O letramento crítico é essencial no currículo de
formação de professores de língua portuguesa na Guiné-Bissau, um país que se destaca pela sua
diversidade cultural, que impacta diretamente nas práticas educativas. O conceito do letramento crítico
abrange a capacidade de analisar, interpretar textos, questionar relações de poder e contextos sociais,
sendo crucial para a formação de professores/educadores progressistas e decoloniais que ensinem não
apenas a ler e a escrever, mas que também estimulem os alunos a refletir criticamente sobre suas
realidades. Para isso, as atividades de leitura devem ser direcionadas à construção do conhecimento
crítico, integrando práticas sociais concretas nas aulas. No entanto, a formação de professores no país
enfrenta desafios, como a necessidade de rever currículos, metodologias de ensino, ensino do português
em especial europeu como a primeira língua e entre outros. A partir disto foi proposto os seguintes
problemas de pesquisa: De que modo, os cursos de formação proporcionam o desenvolvimento do
letramento crítico das professoras e professores de LP de Guiné Bissau? Quais as concepções de
Letramento são apresentadas e/ou inferidas nos documentos mapeados para esta pesquisa? Qual é a
importância da inclusão do letramento crítico no currículo de formação dos professores de Língua
Portuguesa? O trabalho tem como objetivo geral: Investigar de que modo as práticas de letramento
crítico são explícitas nos documentos orientadores dos cursos de formação de professoras e professores
de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, Além disso, a pesquisa também conta com os seguintes
objetivos específicos: Mapear os documentos que orientam a formação docente de língua Portuguesa
de algumas instituições formadora de professoras(es) de LP na Guiné Bissau; Analisar os documentos
dos cursos de formação docente a fim de identificar de que modo as práticas de letramento crítico são
pensadas e desenvolvidas; Inferir nos documentos dos cursos de formação docente a concepção de
Lingu(gem); Identificar as concepções de Letramento critico dos cursos de formação docente de LP em
Guiné-Bissau a partir dos documentos mapeados; Contribuir com a formação docente de LP de Guiné
Bissau vislumbrando modos de desenvolver o letramento crítico a fim de que os futuros professores de
LP possam compreender o mundo em que vivem e percebem as suas problemáticas, buscando modos
de enfrentá-las de maneira proativa, através da consciência social e ética. A metodologia que conduzirá
o trabalho é de caráter qualitativo, pois os dados serão analisados e interpretados com base em
referenciais teóricos. Além disso, ela possui um componente quantitativo, uma vez que os documentos
analisados e avaliados serão enumerados. A análise se concentrará em documentos, caracterizando uma
pesquisa documental que permitirá uma compreensão mais aprofundada do tema em questão.