OS SUJEITOS LEITORES DO GÊNERO CANÇÃO EM MANUAIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA – PNLD 2024-2027
Leitura; Sujeito Leitor; Livro didático; Canção.
Na presente pesquisa, objetiva-se analisar as concepções do perfil dos sujeitos leitores (aluno e professor) inscritos em manuais de coleções didática de língua portuguesa. A fim de antever-se o perfil desses leitores projetado no manual, tomam-se as obras A Conquista Língua Portuguesa: manual do professor do 6º ao 9º ano do ensino fundamental – anos finais (2022); Português Linguagens: manual do professor do 6º ao 9º ano do ensino fundamental – anos finais (2022). Com o intuito de delimitar a investigação, o foco de análise se voltará à abordagem que os autores fazem acerca do gênero “canção/letra de canção/música”, nas atividades propostas ao sujeito leitor-aluno para o trabalho com esse gênero. Esta pesquisa insere-se na perspectiva teórica dos Estudos Discursivos, a fim de antever esse leitor pela materialidade textual e pelos discursos que emergem do projeto didático autoral de cada livro. Dessa forma, toma-se como base as ideias de formação de leitor em que a compreensão de leitura extrapola os limites físicos do texto (ORLANDI, 1998) e que também mostra o conflito e o debate entre sujeitos – autor, leitor virtual, leitor real – (ORLANDI, 2009). Sob essa perspectiva, as atividades de interpretação textual com a canção popular, muito mais do que um meio de exploração da leitura do texto, trazem a projeção do perfil de leitor que se quer ver formado na escola. No processo de análise, os resultados parciais mostram que nada nos manuais de coleções didática de língua portuguesa é escolhido ao acaso: os compositores dos textos abordados, os gêneros do cancioneiro brasileiro empregados, as atividades propostas, aquilo que é falado ou silenciado, tudo compõe o livro por uma razão específica e que reforça a desigualdade entre os sujeitos leitores no Brasil.