A representação identitário-racial em World os Warcraft: uma análise linguística à luz da gramática sistêmico-funcional e de Análise Crítica do Discurso
Palavras-chave: Raça; Identidade; Representação; World of Craft
As representações de identidades têm sido uma problemática relevante ao contexto das mídias atuais, por espraiar modelos de identidades hegemônicas e modos de se viver atrelados a uma colonialidade do ser (Maldonado-Torres, 2007). Nesse sentido, esta dissertação visa investigar as representações identitárias de dois personagens do jogo online World of Warcraft: Garrosh Grito Infernal e Anduin Wrynn, com o objetivo de discutir como os sentidos raciais são configurados em ambos os personagens na interface do jogo. Para a realização da pesquisa, alinho-me ao arcabouço teórico-metodológico da Linguística Aplicada (LA), que visa interrogar e problematizar as práticas de linguagem, principalmente no que se refere às questões sociais, tais como gênero e identidade (Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2008; Rajagopalan, 2003). Vinculo-me também à Gramática Sistêmico-Funcional, analisando o corpus através da metafunção representacional na lexicogramática, bem como à Análise Crítica do Discurso, a fim de entender os sentidos raciais relacionados à operacionalização dos modos de ideologia tecidos discursivamente. Outras noções abordadas são as dos estudos culturais sobre a própria identidade pós-moderna (Woodward, 2000; Hall, 2006; Silva, 2000), dos aspectos raciais (Quijano, 2000; Frezzatti, 2022; Hall, 2013; Castro-Gómez, 2005a) e das mídias de jogos e as relações de poder (Kellner, 2000; Salen; Zimmerman, 2012). Algumas perguntas que guiam o estudo são: como os estereótipos nas representações identitário-raciais são construídos nos personagens Garrosh Grito Infernal e Anduin Wrynn? De que modo a representação de suas identidades racializadas servem para a perpetuação de problemas nas representações sociais? De que maneira o estudo das representações das identidades masculinas de ambos os personagens contribui para uma visão crítica sobre os jogos do gênero Massive Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG)? Acredito que este estudo possa trazer contribuições científicas acerca dos problemas de linguagem no mundo contemporâneo, em especial no tocante às questões de raça, identidade e representação atreladas às mídias digitais, tais como os jogos no contexto da colonialidade.