Banca de DEFESA: PEFNA LUIS TCHUDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEFNA LUIS TCHUDA
DATA : 30/04/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Instituto de Letras
TÍTULO:

IDEOLOGIAS DE LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ETNOGRAFIA COM ESTUDANTES GUINEENSES DE LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA, NO BRASIL  


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino da língua portuguesa. Ideologias de linguagem. Formação de Professores


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Este trabalho investiga como as ideologias de linguagem são construídas, negociadas e co-produzidas a partir de valores atribuídos aos usos de linguagem em práticas situadas de estudantes guineenses que estudam português no Brasil. O objetivo principal da pesquisa é analisar e discutir ideologias de linguagem articuladas nas falas de alunos e alunas guineenses que estão estudando português no Brasil, em São Francisco do Conde/BA. Os objetivos específicos são: mostrar quais ideologias de linguagem e de ensino de línguas aparecem nas falas de estudantes guineenses de língua portuguesa, no Brasil; promover uma discussão sobre ideologias de linguagem subjacentes aos processos de formação de professores de Língua portuguesa, no Brasil e na Guiné-Bissau; problematizar perspectivas sócio-históricas e políticas relacionadas ao ensino e aprendizagem do ensino de línguas, visando o avanço nas discussões sobre a formação de professores de Língua portuguesa, na Guiné-Bissau. O estudo é desenvolvido a partir de uma etnografia da linguagem (Garcez; Schulz, 2015; Lucena, 2015; Jung; Silva, 2021) em uma comunidade de estudantes guineenses que estão no Brasil, buscando formação em nível superior para, no futuro, atuarem como professores de português. A discussão está inserida na Linguística Aplicada e em perspectivas da sociolinguística crítica que discute a associação de linguagem à economia política globalizada (Heller, 2010; Heller; Duchenne, 2012; Garcez; Jung, 2021). Com base na triangulação de dados feita a partir da observação participante, diários de campo, análise documental e entrevistas realizadas no campo situado realizo a análise sobre as ideologias subjacentes às falas e ações de participantes ao engajarem-se no uso e aprendizagem do português. Os dados apontam para uma co-construção de ideologias de linguagem relacionadas com a perspectiva grafocêntrica e com o purismo linguístico. Tal construção permite a compreensão da política linguística adotada com base na ideologia dominante na prática educacional no sistema educativo para o ensino de língua portuguesa, na Guiné-Bissau. No entanto, a análise das práticas de linguagem e das falas articuladas por alunos e alunas guineenses que estão estudando português no Brasil mostram que eles/elas resistem, principalmente, à ideologia linguística da norma, associada a perspectiva monolíngue do padrão europeu e à ideologia linguística colonizadora, relacionada ao poder, de modo apagar e desvalorização o uso local de língua portuguesa. As práticas de linguagem e as falas dos/as participantes permitem pensar o português presente na Guiné-Bissau, especificamente na formação de professores/as desse idioma com base nas ideologias de linguagem em (Irvine, Gal, 2000). Os resultados demonstram, portanto, que o entendimento que estudantes guineenses que atuarão como futuros professores têm de seus  repertórios linguísticos e variantes do português pode contribuir para uma nova perspectiva do ensino aprendizagem na Guiné-Bissau. Eles/elas demonstram compreender efetividade das práticas comunicativas a partir do uso de recursos linguísticos multimodais e semióticos variados, o que pode favorecer a construção de um modelo do ensino multilíngue favorável a sensíveis demandas sociolinguísticas locais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169774 - MARIA INEZ PROBST LUCENA
Interna - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Externo à Instituição - ALEXANDRE COHN DA SILVEIRA - UNILAB
Notícia cadastrada em: 26/03/2025 11:37
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA