Banca de QUALIFICAÇÃO: IRANI SACERDOTE DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRANI SACERDOTE DE SOUZA SILVA
DATA : 26/03/2025
HORA: 14:30
LOCAL: RNP
TÍTULO:

AS CONCEPTUALIZAÇÕES DE LULA EM MEMES: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA COGNITIVA SÓCIO-HISTÓRICA


PALAVRAS-CHAVES:

Semântica Cognitiva Sócio-Histórica. Conceptualização de Lula. Meme.  Modelos cognitivos idealizados.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo contribuir para a compreensão de como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) foi conceptualizado/categorizado em memes de internet, nas publicações que ocorreram entre os anos de 2018 a 2022, com enfoque no caso do triplex. Para tanto, o estudo buscou: a) discorrer sobre a Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, Teoria da Metáfora e Metonímia Conceptuais, Teoria dos Esquemas de Imagem, Semântica de Frames e a Teoria da Metáfora Multimodal; b) analisar as expressões metafóricas e metonímicas e explicar a estruturação conceptual, por meio dos frames e esquemas imagéticos; c) identificar e analisar, as conexões de sentido que ocorrem a partir de aspectos sócio-históricos, políticos, ideológicos e culturais que alicerçaram o debate sobre a construção de significados a partir do corpus. O aporte teórico ancorou-se na Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, particularmente, nas discussões
propostas por (Lakoff; Johnson, (2002); Ibarretxe-Antuñano; Valenzuela, 2012), mais especificamente, os concernentes a SC (Almeida, 2016; Santos, 2018), voltados para os frames, os esquemas de imagem, a metáfora, e a metonímia (Lakoff, 1987, Lakoff; Johnson, (2002); Kövecses 2002; Radden; Kövecses, 2007; Soriano, 2012). Ademais, trouxemos para o debate autores que discutem a multimodalidade no âmbito dos estudos linguísticos cognitivos (Forceville, 2009, 2016; Almeida, 2016; Paiva 2016). No que concerne ao estudo dos memes, utilizamos como aporte teórico os textos de Shifman (2013), Vereza (2013), Almeida (2016) e Chagas (2020). A abordagem metodológica deste trabalho assumiu um caráter qualitativo, baseada no paradigma da introspecção, de cunho exploratório, interdisciplinar, descritivo-interpretativo e documental. O corpus da pesquisa foi constituído por textos multimodais –memes – publicados nas redes sociais Pinterest, Twitter, atualmente X, e, na plataforma de buscas do Google. Os resultados alcançados foram organizados a partir dos domínios da experiência ativados pelos memes, a exemplo dos domínios CONSTRUÇÃO e POLÍTICA. Tais domínios licenciaram conceptualizações de Lula a partir dos modelos cognitivos metafóricos, metonímicos e esquemo-imagéticos. No que concerne, especificamente, as metáforas Conceptuais, ativados pelos memes, por exemplo, identificamos as metáforas POLÍTICO É CRIMINOSO e REELEIÇÃO É CONSTRUÇÃO dentre outras, tais metáforas apresentam em seus níveis estruturais os Esquemas de Imagem (VERTICALIDADE, CAMINHO/TRAJETÓRIA), Frames (PRISÃO, ELEIÇÃO), dentre os mapeamentos metonímicos (PARTE PELO TODO como GRADES/CELA/CADEADO POR PRISÃO). A partir dessa perspectiva, mecanismos da cognição como frames, esquema de imagem, metáforas e metonímias foram indicadores potenciais na compreensão de enquadramentos conceptuais que estabeleceram relações contextuais geradores de sentido sendo, portanto, fundamentais na produção de significados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1679423 - AURELINA ARIADNE DOMINGUES ALMEIDA
Externa à Instituição - SANDRA PEREIRA BERNARDO - UERJ
Externa à Instituição - NEILA MARIA OLIVEIRA SANTANA - UNEB
Notícia cadastrada em: 20/03/2025 14:15
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