Ilhas da Branquitude: Contexto Social e Racial da Educação Bilíngue de Línguas de Prestígio em Salvador-
Bahia
Educação bilíngue de línguas de prestígio; Educação Bilíngue em Salvador; Equidade Social. Relações étnicas-raciais
Devido à complexidade e ao crescimento das escolas bilíngues em Salvador, torna-se necessária, cada vez mais, a compreensão desses cenários, e suas implicações no processo linguístico, social e geográfico para as metrópoles brasileiras, além de maiores estudos e reflexões sobre o surgimento dessas escolas. Desse modo, o estudo objetiva cartografar as localidades dessas escolas denominadas bilíngues, enfocando o quanto essas localidades podem sugerir sobre pactos de branquitudes e, sobretudo, as práticas discursivas de quem são os falantes bilíngues formados nelas. Por conseguinte, esta dissertação objetiva ampliar as discussões subjacentes aos projetos pedagógicos das escolas bilíngues na capital baiana e o que elas ensinam sobre o acesso ou exclusão a elas. Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa documental sobre materiais de divulgação de escolas bilíngues de Salvador e análises das propostas pedagógicas disponíveis em sites das instituições. Metodologicamente, o caráter tipológico é a pesquisa qualitativa (Gil, 2021), pesquisa bibliográfica, documental e de metodologia cartográfica (Richter, 2017; Santos, 1959; 1990) e o instrumental de análise é a Análise de Discurso Crítica. Para a realização da pesquisa, utiliza-se os conceitos de educação bilíngue (Megale, 2017; El Kadri, 2022), noções de raça e racismo (Nascimento, 2020; Gonzales,2020, hooks,2020, Kilomba, 2021, Bento, 2022, dentre outros), além dos estudos cartográficos (Cintra, 2017; Serpa, 2007). O estudo ancora-se nos aportes teóricos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2013; 2009; Melo, 2022), dentre outros. A proposta, portanto, é fazer uma reflexão sobre a área da educação bilíngue em Salvador frente às demandas globais do bilinguismo e acionar pautas sobre o racismo no processo da escolarização bilíngue.