AFETIVIDADE E COMPETÊNCIA EMOCIONAL NO LIVRO DIDÁTICO: AS NUANCES DA BNCC
Afetividade; BNCC; Competência Emocional; Livro didático; Novo ensino médio.
No mundo vil e árduo em que nos deparamos todos os dias, estamos sempre à procura de acolhimento e amparo. Dentro da sala de aula não é diferente. A difusão do inglês pelos quatro cantos do planeta tem colocado em discussão a forma como a língua tem sido tratada em sala de aula. Por conta disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz em seu conteúdo competências socioemocionais em sua terceira versão para que essas competências sejam trabalhadas de forma eficiente na sala de aula de LI. Este presente estudo busca analisar se um livro didático de Língua Inglesa aprovado no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, em consonância com a Reforma do Novo Ensino Médio (BRASIL, 2017). O objetivo é investigar como o livro didático de língua inglesa utilizado em uma escola estadual de ensino médio da cidade de Caetité, Bahia, desenvolve conteúdos relacionados à competência emocional dos estudantes, conforme as orientações da Base Nacional Curricular Comum. A literatura utilizada para embasar e direcionar a pesquisa está fundamentada em trabalhos de pesquisadores filiados aos recentes estudos sobre o tema como Celani (2005), Goleman (2011), Dalagnol (2020), Ramos, Ferreira e Leal (2023), Silva (2021), entre outros. Por fim, para servir de fonte complementar de informações, também fez parte da tarefa de levantamento de dados uma análise documental acerca do livro didático. Os dados foram analisados a partir de um estudo pautado no paradigma qualitativo de cunho etnográfico.