Banca de QUALIFICAÇÃO: KAYAN TOBU DE MATOS ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAYAN TOBU DE MATOS ARAÚJO
DATA : 12/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: UFBA via Online https://ufba-br.zoom.us/j/85771941803
TÍTULO:

CENÁRIO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: uma análise interpretativista


PALAVRAS-CHAVES:

Bilinguismo. Translinguagem. Inglês Como Língua Franca. Ensino de Língua Inglesa. Fronteira.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Esta é uma pesquisa sobre ensino de uma língua adicional, Inglês, em um contexto de fronteira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa no âmbito da Linguística Aplicada e de cunho etnográfico e interpretativista (Moita Lopes, 1994). Com este trabalho em andamento, parto da seguinte indagação: como se caracteriza o ensino de língua inglesa como língua adicional na região de fronteira Brasil-Bolívia? A partir deste questionamento, objetivo registrar e analisar a prática pedagógica de uma professora de língua inglesa no Ensino Médio de uma escola da cidade de Brasiléia, Acre, localizada na fronteira Brasil-Bolívia. Tomando como pano de fundo aspectos relacionados a plurilinguismo e Inglês como Língua Franca numa sala de aula que reúne estudantes brasileiros, bolivianos, e ainda peruanos, já que a fronteira com o Peru não fica distante (Brasileia faz divisa com o município de Assis Brasil, cidade localizada na fronteira Brasil-Peru), o trabalho, no âmbito da Linguística Aplicada, apresenta-se como de cunho etnográfico e interpretativista. Os dados foram gerados a partir dos seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada com a professora participante, observações de aulas do 1º ano do Ensino Médio, além de notas de diário de campo. No momento, o trabalho encontra-se na fase de inicial de análise, sendo que, a priori, já é possível identificar algumas categorias, com base em teóricos que a ele dão sustentação: Bilinguismo, multilinguismo e plurilinguismo (Bloomfield, 1984; Li, 2013; Rajagopalan, 2003, 2004, 2005); Translinguagem (Cenoz e Gorter, 2021; Li Wei, 2013) e Inglês como Língua Franca (Widdowson, 1994; Gnutzmann, 2000; Jenkins, 2007; Seidlhofer, 2011; e Siqueira, 2017). Os resultados parciais apontam, por exemplo, que um ambiente escolar multicultural e plurilíngue, ao contrário do que se imagina, favorece o uso de línguas outras, maternas ou adicionais como recurso de aprendizagem, sendo os repertórios de cada aluno acionados conforme suas necessidades comunicativas e as situações específicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Interna - 1169774 - MARIA INEZ PROBST LUCENA
Externa à Instituição - BRUNA CAROLINI BARBOSA
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 17:55
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA