Afroitalianizando a educação linguística em língua italiana no Brasil: materiais didáticos de resistência e reexistência.
Palavras-chave: Materiais didáticos; educação linguística; língua Italiana; afroitalianizar.
Esta pesquisa está situada na área da Linguística Aplicada (LA) e tem como objetivo contribuir com uma educação linguística em Língua Italiana (LI) que promova a emancipação, o Letramento Racial Crítico e o desenvolvimento do pensamento Decolonial da(o)s aprendizes, por meio da produção de unidades didáticas que contemplam as vozes e as histórias contadas e cantadas através das músicas afro-italianas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa sob a ótica interpretativista e de cunho exploratório. A produção das unidades didáticas tem como propósito contemplar e reconhecer a diversidade cultural no triálogo entre: África, Brasil e Itália, oferecendo uma perspectiva reflexiva que permita pensar em uma Itália não branca e menos excludente, demonstrando que existe uma pluralidade étnica e racial nos locais supracitados, discutindo acerca da construção e retomada de identidades e refletindo sobre a
aplicação da Lei 10.639/2003 nas salas de aulas de italiano. Os dados demonstram que é necessário e possível afroitalianizar a educação Linguística em LI, a fim de promovermos uma educação antirracista que nos permita continuar resistindo e reexistindo, ainda que por meio, do aprendizado de uma língua compreendida como colonial.