REPRESENTAÇÕES SOCIOSSEMIÓTICAS DO CORPO CONTEMPORÂNEO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO EM SITES DE CLÍNICAS ESTÉTICAS
Corpo, Estética, Publicidade Médica, Discurso, Multimodalidade.
No escopo da medicina é comum o debate sobre a publicidade médica, pois esta difere da publicidade de produtos e serviços meramente comerciais, uma vez que diz respeito à saúde das pessoas que procuram por atendimento, independentemente de ser um serviço estético ou não. Entidades como o Conselho Federal de Medicina-CFM e a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos-CODAME, historicamente, combatem propagandas que conduzem à simples mercantilização, embora recentemente as resoluções do CFM que tratam sobre o tema tenham sofrido alterações que flexibilizam, de certa forma, as práticas comercias. Nesse sentido, o objetivo geral do presente estudo, em andamento, é investigar a construção de sentidos atribuídos ao corpo pela medicina estética contemporânea através do discurso publicitário manisfestado em diferentes modos semióticos em sites de clínicas médicas estéticas e no gênero discursivo banner. Quanto aos objetivos específicos, buscamos refletir inicialmente acerca da representação social do corpo contemporâneo no âmbito da publicidade de serviços estéticos além de compreender, por meio das tendências discursivas, o papel do discurso na sustentação de relações assimétricas de poder na publicidade médica. Partindo, então, dos objetivos, assim delineados, é que problematizamos o papel do discurso na sustentação de preocupações sociais diretamente relacionadas às práticas de consumo de procedimentos estéticos na contemporaneidade. Assim, essa pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental se desenvolve a partir da concepção dialética de linguagem-sociedade, amparando-se principalmente nos pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 1986, 2001) e da Teoria Multimodal do Discurso (kress e Van Leeuwen, 2006). Para a construção da análise, foram realizadas inicialmente consultas a sites de clínicas estéticas de grande porte. Após a triagem, foram selecionados quatro sites para descrição e coleta do banner. Nos resultados preliminares, constatamos que o discurso construído em torno do movimento anti-aging acaba sendo reforçado pela medicina estética e que a dinâmica de gênero envolvida no envelhecimento mostra ainda de forma majoritária a mulher como portadora do corpo que precisa de reparos. Além disso, a ideia de intervenção médica no processo de envelhecimento é tomada pela publicidade como algo já naturalizado ou em processo de naturalização, caracterizando o declínio do corpo envelhecido como uma preocupação também em termos de aparência. Outro ponto que chama a atenção é uma crescente e hegemônica visão capitalista do corpo que se apresenta em consonância com apagamento estratégico do discurso médico-científico nesse tipo de publicidade.