Decolonialidade das Aulas de Língua Inglesa: caminhos e desafios para uma prática afro-orientada
Ensino de Inglês – Material Didático – Políticas Linguísticas – Teoria Racial Crítica
Orientado pelos pressupostos da Linguística Aplicada e aliado à Educação das Relações Étnico-raciais, este projeto de pesquisa discute teórica e criticamente a elaboração, seleção e uso de materiais didáticos de ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) por uma perspectiva decolonial e afro-orientada. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com recorte auto etnográfico, a fim de que o fenômeno investigado seja analisado a partir da vivência e da práxis teórica da pesquisadora. Apresenta como corpus de pesquisa o livro Black Matter Matters (BMM) (2021), visto como material afro-centrado, em comparação ao livro English Vibes (2021), oficializado pelo PNLD (2021) e publicado de acordo com os paradigmas metodológicos que orientam a produção dos livros didáticos oficiais. O projeto traz esses materiais para análise crítica e comparada, pretendendo problematizar os modos de abordagens da noção de raça e das identidades raciais, bem como a representatividade afro-diaspórica e a aplicabilidade da Lei 10.639/03 no livro didático. Problematiza ainda as políticas linguísticas defendidas nos documentos oficiais que autorizam esses materiais na educação básica no Brasil, concernentes ao ensino de ILE e ao Letramento Racial Crítico na formação inicial e continuada de professores