Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS DOS SANTOS MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONAS DOS SANTOS MONTEIRO
DATA : 30/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ESTUDO DO LÉXICO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA À LUZ DA LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Léxico e Ensino; Ensino de PLE; Linguística Aplicada. Material didático.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

Com os avanços da linguística aplicada no Brasil e graças à ascenção dos estudos lexicais destaca-se a importância do aspecto social das práticas de linguagem que o léxico desempenha no ensino de línguas. Diante disso, é sabido que no ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) poucos estudos abordaram a questão do léxico e de que forma ele vem sido tratado, seja nas práticas de ensino, na formação de professores e nos materiais didáticos. Sendo assim, este estudo tem com principal questão analisar, a partir de uma pesquisa documental, de caráter conteudista e de base interpretativista, o tratamento dado ao léxico em livros didáticos de PLE, evidenciando as ideologias de ensino do léxico por meio da construção do material didático, ou seja, o que o material traz de ideologia de ensino pautado na importância do ensino do léxico. Além disso, identificar se o léxico nas unidades didáticas acompanha os avanços da sociedade do ponto de vista da diversidade linguística e dos aspectos sociais da língua, já que o material didático tem um papel importante no ensino de línguas, o mesmo deve abordar as questões atuais relacionadas às práticas de linguagem. Para esses estudos nos ancoramos nos construtos teóricos da Linguística Aplicada (Celani, 1998; Cavalcanti, 1986; Moita-Lopes, 2006; Menezes et al, 2009), Linguística Aplicada Crítica (Pennycook, 2001) e nos estudos em Lexicologia que versam a interfase Léxico e Ensino (Antunes, 201; Basilio, 2004; Biderman, 2001; Ilari, 2004; Ferraz, 2015; Polguère, 2018). Em suma, pretendemos refletir sobre o papel do léxico no ensino de PLE e como, muitas vezes, os materiais negligenciam tais questões e por fim, trazer um olhar aos estudo léxico de maneira implicada com o social com o objetivo de promover um ensino mais próximo da realidade, autêntico e ancorado pela diversidade sociolinguística.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.028.371-** - GILVAN MULLER DE OLIVEIRA - UFSC
Interna - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA PARREIRA DA SILVA - UNESP
Notícia cadastrada em: 25/10/2024 10:44
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