Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUCIA SOUZA GOIANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LUCIA SOUZA GOIANA
DATA : 08/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

UMA INVESTIGAÇÃO DINÂMICO COMPLEXA SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA DESENVOLVIMENTO DE L2


PALAVRAS-CHAVES:

Material ditático. TSDC. Desenvolvimento de L2.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A evolução das abordagens educacionais e dos materiais didáticos tem sido um tema central no campo da aprendizagem de línguas, especialmente no contexto da língua estrangeira (L2). O ensino de línguas, e particularmente o ensino de inglês nas escolas brasileiras, enfrenta desafios complexos que vão além das metodologias tradicionais. Recentemente, a teoria dos sistemas dinâmicos complexos (TDC) tem emergido como uma lente inovadora para compreender e aprimorar o desenvolvimento de materiais didáticos (Larsen-Freeman, 1997; Ellis, 2008). Esta tese busca explorar como a TDC pode informar e transformar a prática de seleção e implementação de materiais didáticos para o ensino de inglês no Brasil. O conceito de sistemas dinâmicos complexos, originalmente desenvolvido na matemática e na física para descrever fenômenos naturais, tem sido aplicado com sucesso em diversas áreas do conhecimento, incluindo a linguística aplicada (Holland, 1995; van Geert & Steenbeek, 2005). Na educação, a TDC oferece uma perspectiva que considera a interação entre múltiplos fatores, como o contexto escolar, as características dos alunos e as dinâmicas de sala de aula, em vez de adotar uma abordagem linear e simplista. Assim, a TDC permite uma compreensão mais abrangente e integrada dos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a eficácia e a adequação dos materiais didáticos utilizados. Estudos recentes têm sugerido que uma abordagem dinâmica e adaptativa pode oferecer insights valiosos sobre como otimizar o uso desses materiais para atender melhor às necessidades dos aprendizes (Kumagai; Komura, 2020). A teoria dos sistemas dinâmicos complexos, ao incorporar a noção de mudança e adaptação contínua, pode fornecer uma base sólida para avaliar e desenvolver materiais didáticos de forma mais eficaz. Esta investigação visa, portanto, analisar os materiais didáticos para o ensino de inglês nas escolas brasileiras à luz da TDC, explorando como essa abordagem pode ajudar a entender melhor os desafios e oportunidades envolvidos no desenvolvimento desses recursos. A pesquisa pretende oferecer uma análise detalhada de como a dinâmica complexa do ambiente escolar e das práticas pedagógicas influencia a eficácia dos materiais didáticos e sugerir direções para a sua melhoria baseada em princípios de adaptabilidade e interação contínua.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1860670 - FELIPE FLORES KUPSKE
Interna - 287728 - DENISE MARIA OLIVEIRA ZOGHBI
Externa à Instituição - ALINE RIBEIRO PESSOA - UFOB
Notícia cadastrada em: 15/08/2024 18:51
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA