Letramentos de resistência: uma análise da relação oralidade /escrita em um terreiro de culto Egúngún, em Itaparica -Ba.
Linguística Aplicada, Morte/Luto, Culto aos Egungúns, Interculturalidade, Formação docente, Decolonialidade.
Trata-se de uma dissertação que tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre a temática da morte/luto, em seus aspectos educativos, no que diz respeito ao conhecimento acerca das diferentes formas de apreensão cultural daquele processo, frente à narrativa eurocentrada, a exemplo. Isso posto,busca-se responder à pergunta de pesquisa: Considerando a temática morte/luto, de que forma a Linguística Aplicada pode colaborar com uma formação docente multiculturalmente sensível? Com o arcabouço teórico fincado
nos conceitos da Teoria da Afrocentricidade e Educação , de Molefi Asante, da Interculturalidade, de Catherine Walsh , da Educação Linguística Intercultural ,de Edleise Mendes , destaco o culto aos Egúngúns , um culto ao ancestral afro-brasileiro , realizado em Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica-Ba, como o objetode estudo nesta pesquisa. A escolha do objeto é afetada por questões subjetivas, uma vez que aquele espaço fez parte da minha infância, no brincar e
escutar narrativas das pessoas mais velhas, e por questões epistemológicas, ao sustentar o argumento , no que se refere à educação contra-hegemônica, de que a oralidade é uma expressão linguística pouco explorada no cotidiano escolar, bem como na Linguística Aplicada, apontando a contação de histórias, em sua extensiva possibilidade de manifestação da palavra/corpo, palavra/
sentidos, palavra/imaginário, palavra/acolhimento na abordagem daquela temática em sala de aula, em especial, na Educação Básica. Esta é uma pesquisa qualitativa interpretativa para a qual a revisão de literatura apresenta-se como método na coleta de dados,que serão analisados à luz do referencial teórico advindo das áreas da Filosofia, da Antropologia, da Psicologia, da Sociologia, Estudos Culturais, Estudos Decoloniais, etc.