Banca de DEFESA: AGATHA CHRISTIE RABELO VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AGATHA CHRISTIE RABELO VIEIRA
DATA : 01/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA


PALAVRAS-CHAVES:

Síndrome Congênita do Zika Vírus; Desenvolvimento linguístico; Desenvolvimento fonético-fonológico; Alfabetização e letramento.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

Entre os anos de 2015 e 2016, o Brasil enfrentou uma epidemia do vírus Zika que resultou em um expressivo número de crianças nascidas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. Essa síndrome, decorrente da infecção pelo vírus Zika durante a gestação, pode ocasionar um padrão de múltiplas deficiências no feto, impactando significativamente seu processo de desenvolvimento linguístico. Considerando que boa parte desses indivíduos estão atualmente em idade escolar, alcançando os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento fonológico dessas crianças — dada a estreita relação desse processo com o desenvolvimento da língua escrita — ganha destaque, necessitando de maiores investigações. Nesse contexto, esta dissertação propõe uma investigação no campo de estudos da Aquisição da Linguagem sobre o desenvolvimento fonológico dos indivíduos com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. Tivemos como principal objetivo realizar uma revisão integrativa a respeito do desenvolvimento fonológico de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus, com vistas a responder a seguinte pergunta de pesquisa: “o que se sabe a respeito do desenvolvimento fonológico em crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus e de que modo esse desenvolvimento pode se relacionar com os processos de alfabetização e letramento desses indivíduos?”. Os objetivos específicos da pesquisa compreenderam: um levantamento abrangente de estudos sobre o tema, sob a metodologia da revisão integrativa de literatura; o mapeamento das áreas do conhecimento da CAPES nas quais se localizam as pesquisas sobre o desenvolvimento linguístico das pessoas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus; uma investigação, com base na revisão integrativa proposta, do desenvolvimento fonológico em crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus; a proposição de recomendações para o aprimoramento das práticas de linguagem em contextos educacionais voltados para essas pessoas; e a apresentação da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos como uma perspectiva teórica potente para a compreensão do desenvolvimento linguístico em crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. A partir da revisão integrativa empreendida, considerando nossos critérios de inclusão e exclusão, chegamos a um total de doze trabalhos, os quais foram organizados em três categorias temáticas: 1) Desenvolvimento no contexto da Síndrome Congênita do Zika Vírus; 2) Características da linguagem de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus; e 3) Intervenções e estratégias de apoio ao desenvolvimento da linguagem de pessoas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. Essas categorias nortearam a discussão proposta nesta dissertação, possibilitando a reflexão sobre perspectivas para o ensino da língua escrita para estudantes com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. Vale ressaltar que mesmo após o fim da epidemia do vírus Zika, outras crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus continuam nascendo, o que reforça a importância contínua deste tipo de pesquisa. Esperamos, assim, contribuir para a reflexão e o aprimoramento das práticas de linguagem, especialmente em contextos educacionais, voltadas para essas pessoas, além de sugerir possibilidades de futuras investigações relacionadas às temáticas aqui abordadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1860670 - FELIPE FLORES KUPSKE
Interna - 287728 - DENISE MARIA OLIVEIRA ZOGHBI
Externo à Instituição - REINER VINICIUS PEROZZO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 15/08/2024 18:40
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