Afroitalianizando a educação linguística em língua italiana no Brasil: materiais didáticos de resistência e reexistência.
Palavras-chave: Materiais didáticos; Língua Italiana; Didatização; Afoitalianizar.
Esta pesquisa está situada na área da Linguística Aplicada (LA) e tem como objetivo contribuir com uma educação linguística em Língua Italiana (LI) que promova a emancipação, o letramento racial crítico e o desenvolvimento do pensamento decolonial da(os) aprendizes, por meio da produção de unidades didáticas que contemplam as vozes e as histórias contadas através das músicas afroitalianas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. A produção das unidades didáticas almejam contemplar e reconhecer a diversidade cultural no triálogo entre: África, Brasil e Itália oferecendo uma perspectiva reflexiva que permita pensar em uma Itália não branca e menos excludente, mostrando que é existe uma pluralidade étnica e racial nos locais supracitados, discutindo acerca da construção e retomada de identidades e refletindo sobre a aplicação da Lei 10.639/2003. Os dados já apresentados, demonstram que é necessário afroitalianizar a educação Linguística em LI, a fim de promovermos uma educação antirracista que nos permita continuar resistindo e reexistindo, ainda que por meio, do aprendizado de uma língua compreendida como colonial.