Banca de QUALIFICAÇÃO: PEFNA LUIS TCHUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEFNA LUIS TCHUDA
DATA : 12/07/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Instituto de Letras
TÍTULO:

IDEOLOGIAS DE LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ETNOGRAFIA COMESTUDANTES GUINEENSES DE LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA, NO BRASIL  


PALAVRAS-CHAVES:

Ideologias de linguagem - Ensino de Português como Lingua estrangeira - Formaçao de professores/as


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Este trabalho investiga como as ideologias de linguagem são construídas, negociadas e co-produzidas a partir de valores atribuídos aos usos de linguagem em práticas situadas de estudantes guineenses que estudam português no Brasil. O objetivo principal da pesquisa é analisar e discutir ideologias de linguagem articuladas nas falas de alunos e alunas guineenses que estão estudando português no Brasil, em São Francisco do Conde/BA e os objetivos específicos são: a) mostrar quais ideologias de linguagem e de ensino de línguas aparecem nas falas de estudantes guineenses de língua portuguesa, no Brasil; b) promover uma discussão sobre ideologias de linguagem subjacentes aos processos de formação de professores de Língua portuguesa, no Brasil e na Guiné-Bissau e c) problematizar perspectivas sócio-históricas e políticas relacionadas ao ensino e aprendizagem do ensino de línguas, visando o avanço nas discussões sobre a formação de professores de Língua portuguesa, na Guiné-Bissau. O estudo é desenvolvido a partir de uma etnografia da linguagem (Garcez; Schulz, 2015; Lucena, 2015; Jung; Silva, 2021) em uma comunidade de estudantes guineenses que estão no Brasil, buscando formação em nível superior para, no futuro, atuarem como professores de português. Com base na triangulação de dados feita a partir da observação participante, diários de campo, análise documental e entrevistas realizadas no campo situado realizo a análise sobre as ideologias subjacentes às falas e ações de participantes ao engajarem-se em práticas de linguagem e e na aprendizagem do português. A discussão está inserida na Linguística Aplicada e em perspectivas da sociolinguística crítica que discute a associação de linguagem à economia política globalizada (Signorini, 2012; Lucena, 2015; Heller; McElhinny, 2017; Garcez; Jung, 2021). Os resultados, ainda que preliminares, apontam para uma co-construção de ideologias de linguagem relacionadas com ideologias grafocêntricas, monolingues e de padronizaçao escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169774 - MARIA INEZ PROBST LUCENA
Interna - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Externo à Instituição - LOURENÇO OCUNI CÁ - UNILAB
Notícia cadastrada em: 08/07/2024 11:23
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA