IMPROVISAR-SE DANÇANDO(COM): ATENCIONAR(COM), MOVER(COM), COMPOR(COM) E CONHECER(COM)
PALAVRAS-CHAVE: Improvisação em dança. Estudos da Atenção. Abordagem Enativa da Cognição. Processos de aprendizagem em Dança.
Esta pesquisa de doutorado tem, como objetivo, investigar o papel dos processos atencionais nas práticas improvisacionais em dança, bem como, articular uma discussão sobre o processo de aprendizagem do corpo-improvisador e o papel central que a cognição, a atenção e as habilidades sensório-motoras desempenham na abertura e organização dos corpos para experiência da composição improvisada em dança. A composição improvisada em dança é aqui entendida como uma modalidade dentro do campo das danças contemporâneas, que vem se expandindo consideravelmente nas últimas três décadas e que merece um olhar mais aprofundado acerca de seus processos de aprendizagem. Improvisar seria, então, a prática de colocar o foco da atenção no movimento em um ambiente específico e acionar as habilidades sensório- motoras-afetivas adquiridas para produção de sentido de si o do mundo através da composição compartilhada e criação de ecossistemas atencionais. Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre como estes entendimentos podem contribuir para o processo de disponibilização do corpo para prática da improvisação e quais as contribuições metodológicas que estes atravessamentos teórico-práticos podem trazer para o processo de formação do improvisador em dança. Tendo como aporte teórico para nossas reflexões a abordagem enativa da cognição corpórea (VARELA, THOMPSON & ROSCH, 1991; GALLAGHER, 2017; HUTTO & MYIN, 2013),articulamos os estudos da atenção (KASTRUP, 1999, 2004; VASCONCELOS, 2009; SADE & KASTRUP, 2011; ROMERO, 2018; WU, 2014; GANERI, 2017; WATZL, 2017), as metodologias de primeira pessoa (SCHIPHORST, 2009; VARELA, THOMPSON, VERMERSCH, 2003,2206), as práticas somáticas (EDDY, 2016; BAINBRIDGE-COHEN, 2007; PIZARRO, 2020) e as suas possíveis contribuições para os processos artísticos e pedagógicos que têm as práticas improvisacionais como foco (BUCKWALTER, 2010; MIDGELOW, 2019; DE SPAIN, 2014; MUNDIM, 2017; WAIT, 2023). Através de entrevistas com artistas improvisadoras, a pesquisa se propõe a articular os saberes artísticos e os saberes teóricos com objetivo de apontar para importância dos saberes resultantes das práticas artísticas para pesquisas acadêmicas no campo da dança. A partir das articulações entre estes saberes a pesquisa propõe a elaboração de princípios metodológicos para o processo de formação do artista improvisador a partir de três gestos atencionais: atenção aos aspectos sensório-motores-afetivos do corpo; atenção à relação do corpo com o ambiente e a atenção ao ato de compor.