Banca de DEFESA: CAROLINA VICTÓRIA CAETANO PINHEIRO FERREIRA BARRETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA VICTÓRIA CAETANO PINHEIRO FERREIRA BARRETO
DATA : 25/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

Concepções e estrutura representacional sobre Pessoas com Deficiência em estudantes de Psicologia


PALAVRAS-CHAVES:

 Representações Sociais, Concepções, Pessoas com Deficiência, Graduação em
Psicologia.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

Esta dissertação investiga as concepções de deficiência e as estruturas das Representações
Sociais de Pessoas com Deficiência (PcD) entre graduandos de psicologia, considerando
diferentes contextos normativos e formativos. Este estudo busca compreender como esses
futuros profissionais concebem a deficiência e como suas perspectivas se traduzem em
representações sociais. O estudo parte do pressuposto de que a graduação universitária é um
momento propício para a formação do pensamento social crítico e de profissionais habilitados
para a argumentação, problematização e resolução de problemas, profissionais conscientes e
transformadores da realidade, promovendo a empatia, o respeito à alteridade e ao senso de
responsabilidade social. A dissertação foi dividida em dois estudos, cuja coleta de dados
aconteceu a partir de um instrumento online. O estudo I, de natureza descritiva e comparativa,
analisa as concepções de deficiência entre os graduandos de psicologia utilizando a Escala
Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD). As variáveis de interesse incluem idade,
semestre e tipo de instituição (pública ou privada). O estudo II, de natureza qualitativa, busca
compreender a estrutura e o conteúdo das Representações Sociais dos estudantes de psicologia
sobre a deficiência, mediante a evocação de palavras e análise de uma questão aberta “Na sua
opinião, quando podemos considerar que o indivíduo é uma Pessoa com Deficiência”. Os
resultados do primeiro estudo indicam que as concepções de deficiência estão relacionadas a
uma visão de mundo individual e ao perfil das instituições mais do que ao período de formação.
A concepção social da deficiência foi prevalente, embora a concepção biológica e a metafísicas
ainda persistem, especialmente em IES privadas. Os resultados do segundo estudo demonstram
que no contexto pessoal (normativos), os estudantes demonstrem alinhamento com os
princípios de inclusão e acessibilidade, porém, no contexto de substituição (contranormativos)
surgem representações estereotipadas e preconceituosas. A predominância de discursos
biomédicos e normativos indica uma discrepância entre o conhecimento reificado e a
internalização prática dessas ideias. A análise sugere a existência de uma "zona muda" nas
representações dos estudantes, refletindo na supressão de elementos importantes. Em
conclusão, argumenta-se a favor da importância de uma formação de psicólogos sensíveis às
demandas das PcD, e do papel das IES na formação continuada e mais inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1856267 - ELZA MARIA TECHIO
Interno - 2376588 - YURI SA OLIVEIRA SOUSA
Externa à Instituição - LUCIENE ALVES MIGUEZ NAIFF - UFRRJ
Notícia cadastrada em: 10/09/2024 14:17
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