Banca de DEFESA: LORENNA REIS OLIVEIRA

DATA : 05/08/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/ufba/observatorio-da-vida-estudantil-ove

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Identidade de gênero; educação e gênero; estudantes universitários; interacionismo simbólico; teoria queer.

Nos últimos anos, o Brasil vivencia uma ascensão dos movimentos sociais de caráter identitário, ao mesmo tempo que enfrenta, também no âmbito da educação, uma ampliação do discurso conservador, principalmente aqueles relativos a questões de gênero e sexualidade. Pensar o contexto educacional como importante meio para o desenvolvimento de diferentes identidades reforça o aprofundamento de estudos nesse campo e a necessidade de compreender como os fenômenos sociais participam da construção das identidades de gênero. Embora o conceito ou noção de identidade esteja longe de ser unânime, este trabalho tem como tema a identidade de gênero de estudantes universitários e pretendeu responder à seguinte questão: de que maneira estudantes universitários constroem sua identidade de gênero? Nesta pesquisa, fizemos dialogar com as teorias de gênero pós-estruturalistas o Interacionismo Simbólico (IS), para subsidiar a análise dos dados produzidos, colocando em destaque o papel das interações sociais no percurso identitário de jovens em ambientes educacionais. Tomamos como ponto de partida a relevância de estudos sobre o tema e a importância de facilitar, no cotidiano de serviços de assistência estudantil, a expressão das diversas identidades de gênero. O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a construção da identidade de gênero dos estudantes universitários e descrever as relações que eles mantêm com a sua instituição. Esta pesquisa de caráter qualitativo utilizou, como método de produção de dados, a entrevista compreensiva que consideramos compatível com a perspectiva teórica interacionista. Os resultados obtidos indicam como os fatores sociais e culturais, e o próprio espaço universitário demarcam os limites do gênero, ao mesmo tempo em que subvertem a lógica social, ao produzirem e afirmarem múltiplas identidades de gênero.

Externa à Instituição - ANA KARINA FIGUEIRA CANGUCU CAMPINHO
Externo ao Programa - 1109217 - RICARDO DIAS DE CASTRO - nullPresidente - 285400 - SONIA MARIA ROCHA SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 25/07/2024 13:51