Banca de DEFESA: NIARA DE ALBUQUERQUE VIANNA QUERINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NIARA DE ALBUQUERQUE VIANNA QUERINO
DATA : 23/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto de Psicologia
TÍTULO:

Itinerários terapêuticos e de cuidado junto a crianças com autismo e   suas famílias no Programa de Saúde Mental Infantil Brincando em Família


PALAVRAS-CHAVES:

Cuidado, Autismo, Itinerários de cuidado, Saúde mental infantojuvenil, Famílias.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

A proposta desta pesquisa foi investigar as articulações que podem ser construídas sobre o cuidado em saúde mental infantil, os itinerários terapêuticos e cuidado, políticas públicas e o autismo, um fenômeno com significativo aumento de diagnósticos na contemporaneidade, apresentado nos estudos desenvolvidos como uma questão de saúde pública e, com reconhecida complexidade etiológica, compreendida pela existência de fatores multifatoriais em sua origem. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi compreender os processos de cuidado construídos junto a crianças com autismo e suas famílias no Programa de Saúde Mental Brincando em Família e sua relação com os itinerários de cuidado percorridos. Os objetivos específicos foram: reconstituir os itinerários de cuidado realizados por crianças com autismo e suas famílias em busca por acompanhamento em saúde mental infantil; analisar como se dá o cuidado pela via do brincar  junto a crianças nomeadas como autistas e suas famílias no Programa de Saúde Mental Brincando em Família, a fim de compreender os vínculos tecidos com o Brincando em família e a sua relação com os processos de cuidado. O marco teórico foi de orientação psicanalítica através das contribuições de Donald Winnicott, Luis Claudio Figueiredo, René Kaës e autores contemporâneos em articulação com discussões na área da atenção psicossocial. Os itinerários terapêuticos e de cuidado foram utilizados como recurso teórico-metodológico para compreensão dos caminhos percorridos pelas famílias em busca por atendimento.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa de casos múltiplos na qual foram utilizados para produção dos dados, relatos das acolhedoras, fichas de acolhimento, planilhas de frequência e demais registros do Serviço, além de entrevistas com as participantes. No que diz respeito às participantes foram escolhidas duas famílias que frequentaram o espaço com demandas relacionadas ao autismo. A estratégia da análise temática orientou o aprofundamento nos dados e a produção dos resultados, que foram apresentados e discutidos em três capítulos. O estudo demonstrou, através dos itinerários terapêuticos e de cuidado, uma intensa movimentação das famílias em serviços de saúde diferentes a fim de encontrar um espaço de acolhimento e de tratamento, identificados como insuficientes para a demanda crescente no campo do autismo. Se verificou que existem peculiaridades no cuidado que é ofertado no Brincando em Família, em seu singular enquadre de acolher a criança juntamente com sua família. Um trabalho no qual possibilitou que as crianças pudessem estar em interação através do brincar livre e presença implicada da equipe. Essas são algumas características que levaram ao Programa a se configurar como um ambiente favorável para o amadurecimento emocional dessas crianças. Além disso, paralelamente, o espaço se mostrou um lugar de amparo para as famílias e promotor de reflexões sobre as singularidades dessa criança e dos vínculos, para além dos rótulos, os quais poderiam cristalizar as questões sobre ela. Ademais, foram identificados os desafios enfrentados por essas famílias, em busca por atenção à saúde mental de seus filhos e, a importância de políticas públicas, diante de um cenário em que os serviços se apresentam ainda insuficientes, perante uma demanda crescente por atendimento com especificidades relacionadas ao autismo.    


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1854436 - VANIA NORA BUSTAMANTE DEJO
Interna - 1560720 - SUELY AIRES PONTES
Externa à Instituição - VERONICA PEIXOTO NASCIMENTO - F.M.Nassau
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 15:01
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